x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.689

Conceito - despesas x passivo

Marcio dos Santos

Marcio dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 08:57

Senhbores,

Me ajudem aqui. Estou com um pequeno problema aqui e conto com você spara poderem me ajudar com isso.

Tenho observado no local que trabalho que despesas corriqueiras (luz, telefone...) são lançadas diretamente na despesa com a contrapartida em bancos.

ex:
D - Energia
C- Bancos

sem a passagem pela conta de passivo.

Acredito que a forma mais correta de se fazer isso está na maneira descrita abaixo.

C - Fornecedores (energia)
D - Despesas com energia

e ai sim fechariamos a operação e teriamos
D - Fornecedores
C - Banco

Estou certo?

Simplesmente Alegam que essas despesas podem ser tratadas assim sem nenhuma fundamentação.
E admito que até eu já estou ficando confuso.

Poderiam fundamentar isso e indicar quem está correto nesta história.

Grato,

Marcio do Santos.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 09:58

Bom dia, Márcio

O seu raciocínio está correto porque estão sendo empregados os Princípios Fundamentais de Contabilidade da Oportunidade e o da Competência. Caso os seus lançamentos sejam diários ou menores que os mensais, sua técnica é certa.

Por outro lado, se as partidas contábeis forem mensais e as contas forem pagas no mesmo mês de recebimento, por praticidade seria possível lançar diretamente a despesa contra os disponíveis.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade