x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 912

Origem recursos financeiros.... alguem pode me responder?

Visitante não registrado

há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 11:22

Sou prestadora de servicos de intermediacao.

Cliente A me pagou no MERCADO PAGO um valor em reais....liberou o pagamento, e o pagamento ficou DISPONIVEL para mim.

Fiz a retirada do pagamento no final do dia. Esse dinheiro (leva 3 dias para cair em minha conta bancaria).

Para adiantar o pedido do cliente... eu fiz emprestimo no chegue especial ( no mesmo dia que o dinheiro apareceu disponivel) logico que eu nao iria fazer emprestimo se o dinnheiro do cliente nao estivesse disponivel no mercado pago. Mesmo o dinheiro estando no mercado pago, ou a caminho de minha conta bancaria....eu ja tinnha a posse dele, ja que ele liberou o pagamento...o pagamento estava ao meu dispor.

Como eu disse...para adiantar o pedido do cliente..eu fiz emprestimo no cheque especial..e fiz o pedido...paguei... 3 dias depois o dinheiro caiu e cobriu o chegue especial. Como eu disse... o dinheiro ja estava disponivel, ja era meu, como falei..eu só fiz o pedido pq o dinheiro ja estava disponivel, o dinheiro praticamente ja tava em meu poder..só nao estava ainda em minha conta corrente. tipo...ele ficou disponivel para mim no dia 18 e no mesmo dia 18 eu ja fiz o emprestimo para pagar o boleto do pedido do cliente, dai no mesmo dia 18 (no final do dia) eu fiz a transferencia desse dinheiro para minha conta corrente...a qual leva 3 dias para cair.

Quando o dinheiro realmente caiu em minha conta corrente...o boleto do cliente ja estava pago, e esse dinheiro que caiu simplesmente cobriu o emprestimo do chegue especial.

AGORA A DUVIDA!!!!

DE ONDE É A ORIGEM DOS RECURSOS PARA O PAGAMENTO DO PEDIDO DO CLIENTE?

DO MEU EMPRESTIMO? OU DO DINHEIRO QUE JA ESTAVA DISPONIVEL (AO MEU DISPOR PARA USAR)?

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 11:31

Na minha opinião, a origem do seu recurso é do empréstimo obtido através do cheque especial, pois você financiou o seu fluxo de caixa por 3 dias.

O dinheiro disponível no mercado pago no dia "D" não estava disponível para você utilizar como bem entendesse, pois ele caiu na sua conta em D + 3, pois se estivesse disponível você teria utilizado este dinheiro e não o cheque especial.

Temos que separar o direito de posse e o direito de propriedade. O dinheiro estava lá sim e é seu, mas você não o possuía.

Visitante não registrado

há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 11:36

Possuia sim...inclusive poderia usar em compras no mercado livre se eu quisesse.... entao quem no caso é o promotor que promoveu a compra? nao seria o verdadeiro (DONO) da mercadoria?

Meu fluxo de caixa no mercado pago nao deixa de ser uma conta bancaria...ja que o dinheiro estava a minha disposicao...poderia nem pagar a compra da pessoa com ele...e deixar ele la so para fazer compras para mim...

EU SÓ QUERO SABER QUEM PROMOVEU A COMPRA QUE EU INTERMEDIEI...se foi eu..ou se foi o cliente.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 12:12

Lorena

Existe alguma finalidade legal para seu questionamento?

Pergunto isto porque caso seja alguma legislação específica, pode haver alguma definição sobre o assunto, e nesse caso valerá tal definição. Senão segue abaixo:

Segundo o código civil e os princípios de direito, só há propriedade quando satisfeitas as seguintes condições: Direito de livre uso, Direito de livre usufruto, Direito de dispor do bem e Direito de Reaver em caso de perda.

Creio que você só tem plena propriedade quando o dinheiro cai na sua conta (pois até este momento o usufruto é restrito ao mercado pago/livre, descaracterizado o direito de livre usufruto inerente à propriedade)

Dito isto, não havendo legislação especifica a considerar, o recurso utilizado na compra é o do seu "empréstimo", e o recurso do mercado livre paga este emprestimo

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: forumcontabeis@rtdaccounting.com.br
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

Visitante não registrado

há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 12:24

Oi boa tarde rodrigo mariano.

É porque se trata de uma IMPORTACAO.
E segundo a lei....importador é aquele que PROMOVA a improtacao.

Promova significa dar ORIGEM... a origem dos recursos financeiros...nao seria o cliente? sem o dinheiro que ele liberou (impulsionou) eu nao ia fazer nada do que fiz..emprestimo nem nada...

Maurício T.

Maurício T.

há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 12:34

Perfeitas as suas considerações Rodrigo!

Lorena, você é PF ou PJ? Quem é responsável pelo pagamento de importação perante o fisco? Você ou seu cliente?

Sendo você, portanto o importador nesta situação é você.

Art. 121 do CTN.

Visitante não registrado

há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 12:42

como assim perante o fisco mauricio?

o cliente pagou... dinheiro ficou disponivel... dai como ainda nao caiu para minha conta corrente... eu fiz um emprestimo no cheque especial... mas o dinheiro ja estava a caminho...a origem desse dinheiro foi meu cliente...ele é o adquirente... da mercadoria... ele pagou....a compra foi para ele..no endereco dele... a origem do dinheiro que entrou no mercado pago foi ele... ele qualificou...liberou o dinheiro para mim..eu podia fazer o que eu quisesse e tbm poderia transferir para minha conta..

mesmo se eu tivesse usado o dinheiro dele no mercado pago..comprado coisas para mim... ele que deu o dinheiro.... inclusive paguei varias taxas com dinheiro que estava no mercado pago.... e fui fazendo emprestimo e abatendo.

sem dinheiro entrando no mercado pago e tambem em minha conta corrente...eu nao iria fazer nada disso.
depois que o cliente pagou... o dinheiro ficou disponivel...eu ainda comprei coisas para mim no mercado pago...paguei taxas... e as vezes transferia so a metade...ou pequena parte do valor... eu usei o mercado pago de caixa tbm. o cliente ja pagou ai agora eu tenho que da um jeito na mercadoria....dai eu faziaemprestimo..ou entao ja transferia o valor todo...e fazia emprestimo para agilizar...

mais sem dinheiro entrando com o que eu iria pagar o emprestimo?????????

(((((tudo tem uma origem)))))

a origem dos recursos foi meu cliente. sou pessoa fisica.

o que fiz foi dropshipping...mais aconteceu isso dai... nao sei agora se o cliente e o importadou..ou se foi eu...pois segundo a lei importador é quem promova... ou seja..impulsiona..ocasiona..da origem...

sem origem de dinheiro entrando para mim eu nao fazia nada... desse dinheiro tbm usei para outras coisas..antes de efeturar a transferencia para minah conta bancaria.

sÓ fiz os emprestimos...cheque especial...com o dinheiro a caminho de minha conta corrente.

Maurício T.

Maurício T.

há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 12:48

Desculpa Lorena, mas você chegou neste fórum sem disposição para ler a opinião de terceiros. Além do mais suas mensagens são grandes, confusas e com CAIXA ALTA em demasia, parece que estamos conversando com alguém que berra do outro lado da linha.

Boa sorte!

Visitante não registrado

há 9 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2015 | 12:50

Obrigado pels mensagens...

nao paguei importacao nenhuma...toda a fonte de dinheiro veio de clientes... sem esses dinheiros nao teria pago nada...nem as proprias contas que o mercado pago me cobra por manter anuncios la.

o adquirente da mercadoria importada é o cliente. a origem dos recursos financeiros...veio dele....esses recursos foi distribuidos de varias formas...

a lei nao diz que importador é quem paga.....

importador é qualquer pessoa que promova a importacao.

promover: dar impulso, ocasionar..causar...originar... sem a compra do cliente...sem o pagamento dele...nunca iria ocorrer uma operacao de importacao.

td bem que eu desviei parte desse pagamento...o qual eu podia sim usar.... mas o cliente/adquirente é realmente o promotor da importacao.

A mercadoria e dele. Ele que (liberou a verba)..eu só intermediei.

Usei o mercado pago para colocar meus anuncios..e infelismente tive que me sujeitar a varias taxas....

Mesmo eu fazendo a transferencia do dinheiro do cliente para minha conta...de qualquer forma minha conta bancaria estava negativa... as vezes cobria parte dela...as vezes nao, mas eu tinha que cumprir com meu dever e passar o dinheiro para o exportador.

Quem pensa que dinheiro no mercado pago nao é disponivel esta enganado... ele e totalmente disponivel..tanto para compras qto para transferencia... se realmente o dinheiro nao estivesse disponivel para mim eu nao iria poder nem mecher nele...nem fazer compras...

O cliente promoveu a importacao..deixou o dinheiro lá no mercado pago.. qualificou e liberou o dinheiro para mim fazer o que quisesse... pagar, transferir...gastar, ou usar na importacao...o qual seria o maiscorreto... mais isso nao desconfigura o fato do cliente ser o real importador.

Sö o fato dele aceitar meu anuncio...comprar, pagar... e ainda qualificar (liberar de vez o dinheiro) isso ja o configura como importador...ele esta promovendo uma importacao...

burra fui eu que gastei o dinheiro dele..

mais ele nao deixa de ser importador..o promotor da importacao, o que da o principal impulso (grana) para uma operacao de importacao.

Se eu gastei ou deixei de gastar....o erro foi meu.... mas o importador é o cliente...ele pagou por isso!

Se ele nao tivesse comprado, pago nunca iria ocorrer a operacao importacao.. li mto sobre interposicao fraudulenta de terceiros...e realmente as coisas batem...o importador é o cliente mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: