x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 13.018

Frete Com Substituicao Tributaria

Raphael Brino

Raphael Brino

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 11:26

Os Fretes que mando para clientes de MG vem com Substituicao Tributaria. Da seguinte forma: no Frete é destacado todos os valores inclusive ICMS, porem logo abaixo destaca-se o Valor do ICMS como Subst Tributaria deduzindo que da o valor liquido a ser PAGO, ou seja, o valor que irei pagar pelo Frete é o valor total do frete menos o ICMS. A duvida é, qual valor devo lancar no livro fiscal? Valor Total do Frete ou o Liquido que irei pagar? Alguns fretes anteriores foi lancado com o valor Total do Frete porem o pagto foi feito deduzindo o ICMS, com isso, esses valor da diferenca (ICMS Subs Tributaria) esta em aberto na Contabilidade, como farei com esses valores? Terei que lanca-los onde, pra poder zerar essa Conta Fornecedor (Frete)?
Ex. Frete Total - 100,00
ICMS ST - 20,00
Liq - 80,00

Contabilidade

D - Fretes (CR)
C - Fornecedores-Frete (PC) 100,00

D - Fornecedores-Frete (PC)
C - Banco/Caixa (AC) 80,00

Portanto os 20,00 Ficaram em aberto o que seria o ICMS Subst Tributaria. Visto ja ter lancado no Livro Fiscal e na Contabilidade como irei proceder com esta diferenca, onde posso lancar?

Por favor me ajudem.
Grato

Roberto S. pinto

Roberto S. Pinto

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 21:56

Raphael,

Posso estar enganado, mas pelo visto, o sujeito passivo do icms ST neste caso é sua empresa, ou seja, vocês deveriam estar efetuando o recolhimento desse imposto e neste caso, esse valor do icms (20,00) deveriam estar registrado em uma conta do passivo tipo Icms ST a recolher e quando do seu recolhimento, ela seria zerada.

att

Sergio

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 08:16

Bom dia Raphael,

Pelo que você disse, a empresa faz uma retenção do valor da substituição tributária, verifique se há recolhimento da empresa, se não houver este recolhimento fica para a transportadora recolher. Nos lançamentos contábeis das duas situações seriam;
1. Se a empresa tomadora refolher;
D - Fornecedores
C - ICMS (Conta de dedução da receita - Imp. Inc. s/Vendas/Serviços)

2. Se a transportadora recolher;
D - Fornecedores
C - ICMS à Recolher (Passivo Cisculante)

Verifique novamente o artigo do Regulamento deste frete e veja quem cabe o recolhimento do mesmo, talvez seja uma outra situação e caberia um entendimento diferente.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Luis Antonio Franco de Camargo

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 08:47

Bom dia Raphael,

Como reza o art. 317 do RICMS, se tomador (no caso sua empresa) e prestador de serviço (transportadora) estiverem localizado em território paulista, fica atribuída a responsabilidade pelo recolhimento do imposto ao tomador do serviço. Portanto, o lançamento seria, no seu exemplo:

D - Fretes (CR) 100,00
C - Fornecedores (P) 80,00
C - ICMS a recolher (P) 20,00

Este recolhimento será realizado em conformidade ao art. 116 do RICMS.

Espero ter ajudado.

Raphael Brino

Raphael Brino

há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 11:21

Existem alguns fretes que as Trasnportadores emitem da seguinte forma:

Frete Valor: R$203,64
GRIS: R$ 7,16
Outros: R$ 2,41
Pedagio: R$ 15,89
Ttal Frete: R$229,10

Desc. ICMS Subst Trib - R$27,50 (12%)

Valor Liquido Frete - R$ 201,60

Sendo Assim, explico que:
No meu livro fiscal eu lancei o valor TOTAL DO FRETE (229,10), o que aparecera tb no Valor a Credito em Fornecedor na Contabilidade, porem, a cobranca do Frete é feito pelo Valor Liquido, ou seja, paga-se o valor liquido (201,60) onde ficará essa diferenca na Contabilidade (ICMS deduzido-R$27,50).
O que eu preciso saber é se este é o procedimento correto, se for, o que tenho que fazer com esse valor (ICMS R$27,50) que ficou em aberto?
Caso nao for, como terei de fazer realmente nesse caso ?

PS: Ja ha algum tempo vem ocorrendo dessa forma, por isso tem uma valor razoavel em aberto referente a diferenca, por isso preciso acertar isso o qnto antes.

Agradeço de antemao as esclarecimentos

há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 13:23

Raphael,

O lançamento no livro fiscal, você está fazendo da maneira correta. Então, esse valor de ICMS que você diz ser "deduzido", é o valor do icms que você terá que recolher, como disse anteriormente, devido a substituição tributária (art. 317 do RICMS). Aconselho, você recolher esse valor o quanto antes atentando para as multas previstas na legislação, pois como você mesmo disse, o valor é razoável.

No seu exemplo ficaria, assim:

D - Fretes (Contas de Resultado) - 229,10
C - Fornecedores - fretes (Passivo) - 201,60
C - ICMS a recolher (Passivo) - 27,50

Raphael Brino

Raphael Brino

há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 14:00

obrigado Luis
Veja o processo:
Na minha empresa procede o seguinte:
Usando o mesmo exemplo acima:

Lancamento do Frete no Livro de Entradas:
Vr Total - R$229,10
Credito de ICMS (12%) - R$27,50

Fechamento do Livro ICMS, Como eu creditei esse valor do ICMS de 12% no Campo "Outros Debitos" eu Lanco o mesmo Valor R$27,50. Assim na verdade, ira zerar os valores do imposto referente ao ICMS sobre Frete.
Esse é o procedimento correto. Ou entao, eu nao poderia me creditar do ICMS apenas Debitar Qndo Fechar no Livro de ICMS.
Responda, por favor

há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 16:44

Ok, Raphael.

O processo é esse mesmo. Na verdade, os valores do icms acabam zerando, isso se vc puder creditar o icms. Digo "se puder", pois vc só poderá se creditar do icms na entrada do CTRC se o material transportado for tributado.

Exemplo:

Empresa "A" (SP) envia material tributado pelo icms à Empresa "B" (SP), através da transportadora "Transporta Tudo" (SP). O frete é por conta da empresa "A".
O valor do frete é de R$ 1.000,00 com icms de 12% (R$120,00).
Portanto:

Pela entrada do CTRC na empresa "A";

1) Livro Fiscal
Valor CTRC = R$ 1.000,00
B.C. = R$ 1.000,00
Valor Creditado = R$ 120,00

2) Lançamento Contábil
D - Fretes (CR) - 1.000,00
C - Forncedores - 880,00
C - ICMS a recolher - 120,00

3) Registro de Apuração do ICMS
Outros débitos
Subitem = 002.06 - R$ 120,00
Art. 116, I do Ricms/00

A disposição

Raphael Brino

Raphael Brino

há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 17:01

Certo Luis

Entao, quer dizer q eu quitei o ICMS realmente, qndo eu informei-o no Subitem 002.06 ?
Agora eu nao vinha fazendo a transferencia dos valores da conta Fornecedor pra conta ICMS a Recolher o motivo de hj ter todo aquele valor (diferenca) como Credito. Como devo proceder agora pra regularizar isso, e zerar, fazer bater a conta Fornecedor ?

Raphael Brino

Raphael Brino

há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 17:34

Nao Luis...
Eu sempre fiz o lancamento no item 002.06 pagndo o ICMS o que na verdade na contabilidade eu lancei os valores dessa forma
D - ICMS (cr)
C - ICMS a Recolher (pc)

lancei como Despesa e nao Debitando da Conta Fornecedor, assim ficou esse valor diferenca na conta. Agora eu preciso zerar essa conta Fornecedor, mas ja foi debitado em despesas e pago tb, no entanto, foi debitado como despesas 2 vezes na verdade - uma no lancamento do frete, e outra no lancamento do cod 002.06.
Como faço pra zerar isso ?

há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 08:00

Bom dia Raphael...

Acredito que, como o valor foi lançado uma vez, indevidamente em contas de despesas, o mesmo deve ser estornado. Você poderá debitar os fornecedores, e creditar uma conta de "recuperação de despesas" , por exemplo. Ou alguma outra conta de receitas, depende da denominação de contas do seu plano de contas.

abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade