Rose Mary Mota
Iniciante DIVISÃO 4 , Account ManagerPrezados.
Preciso de uma ajuda!
Estou iniciando a contabilidade de uma microempresa optante pelo simples nacional. A mesma foi deferida na JUCERJA no dia 22/12/2014 e o alvará saiu no início de janeiro de 2015.
Primeira dúvida: Devo iniciar a contabilização em 22/12/2014 ou em janeiro de 2015?
Segunda dúvida: Qual contabilização a fazer? Seria subscrição do capital?
Terceira dúvida: O Capital Social foi obtido da seguinte forma - Uma Pessoa física que não é sócia da empresa pegou um empréstimo consignado numa rede bancária e emprestou para os sócios sem nenhum ganho de rendimento, isso ocorreu em dezembro de 2014, o valor de R$ 140.000, em 72 parcelas de R$ 3470,71 totalizado R$ 249.905,52. Esse valor tem sido repasso todos os meses. Os sócios compraram máquinas e material para iniciar as atividades com esse valor e também pagaram seus pro-labore. São abriram a conta corrente da PJ em maio de 2015 e partir daí passaram a pagar esse empréstimo tirando dessa conta e antes fizeram isso da conta pessoal.
Como é a primeira empresa que estou fazendo contabilidade agradeço se puderem me ajudar a fazer a contabilização correta.