x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.203

REF IRRF a Recuperar

Alexandre da Silva Messias

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 09:52

Bom dia, cara colegas num cliente que aderimos a pouco tempo, algumas contas dos clientes da ATivo Circulante estão negativa, os valores de IR que foi retido da NF que ele tinha a receber ( Exemplo Serviço Prestado R$ 900,00 , IR 13,50 , valor a receber R$ 886,50), o problema que quando cliente pagou esse valor pagou valor cheio de 900,00, e o fiscal e apuração de impostos dele, utilizou esse IR para abater no valor pago do imposto trimestral deles, como conciliar essa conta pois está negativa o valor de IR , como estornar esse valor?

Não sei se fui bem esclarecedor.

Att.

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 09:59

Alexandre,

Bom dia colega tudo bom?

Fiquei meio confuso no seu questionamento, você quer saber como compensar os valores na conta a recolher? Ou como fazer o lançamento correto e provisionar a conta recuperar?

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 10:06

Alexandre

Se houve retenção, o cliente deveria ter pago o valor líquido das retenções. Qualquer valor recebido além disso pode e deve ser devolvido ao cliente por meio de depósito ou desconto em transações futuras, portanto deve ser alocado na conta "Adiantamento de Clientes" ou similar

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 10:15

Bom dia , caro colegas ficou meio confuso mesmo, mas obrigado pelo esclarecimento, o problema, como a contabilidade veio só agora para nós, já vem esses valores de IR que deveriam ser devolvidos conforme Rodrigo mencionou ,como fazer essa apropriação , pois são valores do ano passado, que foi depositado cheio , como vou questionar meu cliente, pois não tinha essa contabilidade em mãos era de outra pessoa.

Esse é o questionamento, pedir para meu cliente devolver esse valor mesmo sendo do ano passado, pois o financeiro deles e o fiscal / contábil na época não alertou ou tem algum base ou algum jeito de arrumar esses valores (-) negativos no balancete.

At.t

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 10:23

Se você tiver certeza que todo o saldo negativo se deve a esse pagamentos a maior, transfira-o para a conta "Adiantamento de Clientes" no passivo e verifique com seu cliente a devolução aos clientes que pagaram a maior. O que não for devolver, transfira para "Outras Receitas Operacionais" e proceda com a devida tributação.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet

VERONICA G TAVARES

Veronica G Tavares

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 12:09

Ola Alexandre,

Seguindo a linha de raciocínio do colega Rodrigo, aqui comigo acontece a mesma coisa.

Alguns de nossos fornecedores que tem retenção de IRRF tem que compensar o valor pago a eles a maior em outra nota fiscal ou reembolsar a empresa.

O problema aqui é que o financeiro recebe as informações de contas a pagar pelo almoxarifado e devido ao nao conhecimento (o que eu defendo) lançam como valor a pagar o total da nota, aí quando pegamos as notas fiscais, lançamos, fazemos o darf e no fechamento conciliamos, vemos que o financeiro pagou a maior. Para não deixar as contas contábeis com saldos invertidos faço lançamento na conta com nomenclatura OUTROS VALORES A RECEBER DE TERCEIROS e especifico no histórico o numero da nf, nome do fornecedor e o do que se trata o valor a receber ou compensar.

Curiosidade minha, como conseguiram compensar impostos trimestrais se pagaram a nota no valor integral sem deduzir o IR? Eles terao um problema sério com a RFB, certo?

Verônica G. Tavares

Contadora
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 14:26

Veronica

Se as retenções estiverem descritas na NF é só esclarecer com a RFB que fica tudo certo, aí o problema passaria a ser do fornecedor, caso não tenha recolhido os DARFs de retenção.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero

há 9 anos Segunda-Feira | 24 agosto 2015 | 15:47

Boa tarde colegas, problema se fosse só em alguns caso, mas imagino que no nosso país está cheio de erros, devido ao manicômio de informações tributarias se alterando todos os dias, e ainda quando a contabilidade é foda da empresa e esses tipos de erros só , é pego depois, no caso aonde comecei a trabalhar tem vários coisas que estamos consertando, mas faz parte da profissão que escolhemos para nós.

Ainda bem que temos fórum para tirar dúvidas e sanar elas.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade