x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 2.453

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 16:33

Boa tarde, Mara

Pelos critérios contábeis, o Balanço Patrimonial de uma entidade, independente de seu porte ou objeto, abrange o espaço de um ano civil ou exercício social, ou seja, um ano compreendido de 01 de Janeiro até 31 de Dezembro.

Todavia, nada a impediria de levantar um balanço especial sempre no mês de Novembro, porém, para todos as demais obrigações buroráticas, inclusive o preenchimento de uma DIPJ, é necessário ter o balanço do período de Janeiro e Dezembro; não só o Balanço como também as demais demonstrações contábeis.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 10:39

Bom Dia Suzane.

A Mara Faria perguntou.

Comecei a fazer a contabilidade de igreja evangélica só que o exercício social é de dez a nov ou seja dez/2007 a nov/2008. Posso fechar o balanço com esse periodo ou o correto seria jan a dez? E a DIPJ poderá ser informada com esse periodo?

E você respondeu.
OI...
pergunte neste topico http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=12273 que eles tem uma tabela de como contabilizar...
bjos

Este tipo de resposta além de não responder a questão da colega, tem a tendência de deixa-la mais perdida ainda, pois o tópico indicado por você é muito longo e ainda por cima, não responde a pergunta feita.
Este Fórum é um lugar onde os colegas procuram de uma forma ou de outra, respostas para seus questionamentos e aqui concorrem profissionais que não tem nenhuma obrigação de responde-las, mas que assim o fazem por respeito aos colegas que em um dado momento estão com uma dúvida e espera encontrar aqui resposta a contendo. Entendemos que todos nós queremos ajudar nossos amigos, mas é preciso entender também que antes de tudo devemos saber ajudar, senão a coisa fica pior ainda. Sei da existência de outros Fóruns com a mesma finalidade do nosso onde concorrem grandes números de pessoas, nós não queremos isso, queremos qualidade. Gostaria que você entendesse que estou fazendo o meu trabalho, como moderador, estamos todos tentando fazer um lugar onde você e outros colegas tenham um lugar onde possam confiar nas informações que aqui são postadas diariamente pelo nosso amigos, portanto espero que entenda minha colocação.

Um abraço.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 11:06

Bom dia,

Se alguém quiser saber qual é a finalidade precípua deste Fórum, e o que o torna diferente dos outros Foruns contábeis, basta ler a mensagem do Luiz José.

Confesso que de quando em vez tento dizer disto e nunca consegui com tanta propriedade quanto a de acima.

Tenha certeza Luiz que o entendimento exposto, não é só seu e dos outros moderadores. É também dos Ricardos, dos Andrés, dos Gilbertos, dos Osvaldos, dos Wilsons e de dezenas de outros colaboradores que fazem o diferencial deste Fórum.

...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 14:35

Boa tarde, Mara

Segundo as exigências fiscais, uma entidade imune por ser um templo (CF/88) estaria obrigada apenas "à escrituração completa das receitas e despesas, revestida das formalidades legais, no intuito de se autenticar a veracidade dos fatos".

Deste modo, devido ao silêncio das determinações legais e com base nos Princípios Fundamentais de Contabilidade, visto que o templo promoverá a escrituração contábil completa, compreendo que o termo "formalidades legais" nos conduz às Normas Brasileiras de Contabilidade, que por sua vez faz menção às seguintes demonstrações:

Balancete
Balanço Patrimonial
Demonstração do Resultado
Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
Demonstração das Origens e Aplicações dos Recursos

Fonte:
CRC/SP.

Espero ter a auxiliado. Se as dúvidas persistirem, volte a postar.

Bom trabalho

Prof. Ricardo
Contador
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 14:52

Mara, boa tarde.

Peço desculpas a todos mas sem querer me intrometer no assunto, resolvi postar um arquivo, que certamente irá auxiliar muito no entendimento nesse tipo de demonstração.

Para fazer download, clique na seta verde no topo da página lado direito, ou na figura do disquete logo aqui abaixo no rodapé.

Bons estudos!!!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 15:19

Claudio Rufino

Quando uma pessoa com a bagagem de conhecimentos que você tem participa de um tópico, nunca há intromissão, e sim, ajuda, aperfeiçoamento.

Desta maneira, sou muitíssimo grato pela qualidade do arquivo que por você foi anexado, uma verdadeira raridade.

Saudações

Prof. Ricardo
Contador
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 15:25

Ricardo, obrigado pelas palavras e reconhecimento, mas na verdade, confesso que o "claudio rufino" nada seria e nada teria e nada saberia, se não fosse figuras como você e tantos outros que aqui navegam e compartilham de seus mais lúcidos conhecimentos e diga-se de passagem, sempre com boa vontade e dedicação, sendo mui bem franco, mais aprendo do que posso passar alguma coisa, é essa a grande beleza do forum.

Cordiais saudações.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
SUZANNE AVELINA MARIA ALVES RIBEIRO

Suzanne Avelina Maria Alves Ribeiro

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 15:43

Bom Dia Suzane.

A Mara Faria perguntou.
Comecei a fazer a contabilidade de igreja evangélica só que o exercício social é de dez a nov ou seja dez/2007 a nov/2008. Posso fechar o balanço com esse periodo ou o correto seria jan a dez? E a DIPJ poderá ser informada com esse periodo?

E você respondeu.
OI...
pergunte neste topico http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=12273 que eles tem uma tabela de como contabilizar...
bjos

Este tipo de resposta além de não responder a questão da colega, tem a tendência de deixa-la mais perdida ainda, pois o tópico indicado por você é muito longo e ainda por cima, não responde a pergunta feita.
Este Fórum é um lugar onde os colegas procuram de uma forma ou de outra, respostas para seus questionamentos e aqui concorrem profissionais que não tem nenhuma obrigação de responde-las, mas que assim o fazem por respeito aos colegas que em um dado momento estão com uma dúvida e espera encontrar aqui resposta a contendo. Entendemos que todos nós queremos ajudar nossos amigos, mas é preciso entender também que antes de tudo devemos saber ajudar, senão a coisa fica pior ainda. Sei da existência de outros Fóruns com a mesma finalidade do nosso onde concorrem grandes números de pessoas, nós não queremos isso, queremos qualidade. Gostaria que você entendesse que estou fazendo o meu trabalho, como moderador, estamos todos tentando fazer um lugar onde você e outros colegas tenham um lugar onde possam confiar nas informações que aqui são postadas diariamente pelo nosso amigos, portanto espero que entenda minha colocação.

Um abraço.

Me desculpe...
minha intenção fois tão somente ajudar...
eu achei que ela poderia encontrar as respostas dela lá...
desculpe-me de novo
e me recolho a minha insignificancia

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade