x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 652

E-CPF e Procuração

Lincoln David Garcia

Lincoln David Garcia

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 09:04

bom dia a todos, antes de mais nada gostaria de pedir desculpas se já houver um tópico sobre esse assunto porém confesso que não encontrei !!!

pessoal estou com uma dúvida preciso fazer a entrega da ecd a para tal sei que precisamos ter dois certificados de segurança a3 (e-cpf), porém minha dúvida é a seguinte, tenho uma procuração para assinar por meu cliente, consigo assinar com meu certificado tanto o campo que me compete quanto o campo do responsável pela empresa já que disponho de procuração ?

obrigado !!!

Assis Medeiros

Assis Medeiros

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2015 | 22:39

Olá Lincoln!

É possível para o contabilista assinar com o mesmo certificado duas vezes, porém:

1. Deve possuir procuração lhe dando esse poder, essa procuração não é a Eletrônica e tão pouco a Publica registrada em cartório.
O livro poderá ser assinado por procuração, desde que ela seja arquivada na Junta Comercial. O SPED não faz qualquer conferência da assinatura ou dos procuradores. Esta verificação é feita pela Junta Comercial.

2. Em seus sistema ou no PVA da ECD terá que configurar uma assinatura como contabilista e outra como procurador.

Flávia Marini

Flávia Marini

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 08:44

Bom dia, Lincoln

O Assis tem razão.

Aqui no escritório estamos assinando a ECF dos clientes que não tem E-CPF, como procurador e depois como contador.
No final das contas, a escrituração acaba não tendo nenhuma assinatura do administrador da empresa Rs

Porém, aquelas que entreguei a ECD, e portanto, tenho o E-CPF do pessoal, ai sim eu utilizo duas assinatura, sendo uma do responsável pelo CNPJ da empresa na RFB e a outra do contador.

Flávia Marini

Marini Contadores Associados
Fernando Prestes/SP

"Confiança é tudo!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade