x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 723

Contabilização NF de compra

Larissa

Larissa

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 10:56

Bom dia,
Estou em duvida em questão do lançamento de uma nota de compra, onde:
Valor da NF: 1.000,00
ICMS ST : 50,00
IPI : 30,00
Valor dos produtos : 920,00
Como a empresa é simples nacional, posso lançar somente o valor total da NF 1.000,00 ou tenho que lançar separadamente o valor ICMS ST, IPI ?
Se sim, como seria esse lançamento?
Desde já,
Obrigada.

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 16:51

Bom como a empresa SN ela não tem direito a crédito, quem paga o IPI, ICMS é o fornecedor, se na NF estiver destacado será lançado no sistema Fiscal nos campos de cada empresa mas o valor que a empresa irá pagar ao fornecedor é de 1.000,00, então o lançamento é :

D= FORNECEDOR
C= DESPESA X CONFORME OPERAÇÃO

R$1.000,00

Espero ter ajudado.

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 08:11

Bom dia Hugo, pode ocorre da compra não ser de respectivo objetivo da empresa, então o lançamento no estoque pode ser irreal. Pode até ser compra para estocar na empresa para uso e consumo e será lançado em almoxarifado. Por tal motivo fiz lançamento da forma genérica, lembrando que o estoque é forma especial, tem que ter um motivo específico para o lançamento nestas contas.

Flávia Marini

Flávia Marini

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 08:18

Bom dia, Larissa

Para SN eu faço a contabilização da seguinte forma:

D - Compra de Mercadorias (Resultado) 1.000,00
C - Caixa 1.000,00

Uma vez que os lançamentos de estoque são feitos apenas ao final do ano, com a seguinte fórmula:
EF = EI + C - CMV

Flávia Marini

Marini Contadores Associados
Fernando Prestes/SP

"Confiança é tudo!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade