x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.910

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 22:25

Boa noite.

Caros colegas, comecei a trabalhar numa empresa que tem o habito de pagar todo mes uma bonificacao para os funcionarios. Na verdade eles consideram uma comissao, na qual os funcionarios apenas assinam um recibo. A pergunta e: tem como contabilizar esse bonus???

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 08:19

Bom dia Juliana, toda remuneração a funcionários deve passar pela folha, assim indo no contracheque do funcionário, assim para lançar é;

D= DESPESA COM PESSOAL ( COMISSÃO)
C= SALÁRIOS A PAGAR

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 2 setembro 2015 | 09:22

Bom dia!

Juliana,

Conforme disse o colega Lucas, é importante que tudo que envolva a remuneração dos empregados, estejam comprovados no contracheque para que possa ter a correta contabilização. Entretanto, sabemos que existem algumas situações que as empresas costumeiramente pagam valores "por fora" e a única forma de comprovação é o recibo, como imagino que seja o seu caso. Diante dessa situação, entendo que a contabilização correta seria:

D - Despesas Indedutíveis (Comissão funcionários)
C - Banco/Caixa

Tal despesa como o próprio nome ja diz, é indedutível, ou seja, para fins de Imposto de Renda não são aceitas como dedutíveis.

Espero ter ajudado.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 3 setembro 2015 | 08:37

Olá Juliana,

Se a operação não puder ser comprovada nos contracheques dos funcionários, a forma correta e mais indicada, é a contabilização como citei. Porém, lembre-se que para fins de apuração do imposto de renda, não pode ser considerada uma despesas dedutível.

Espero ter ajudado.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade