x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 12.935

Contabilização no Lucro Presumido

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 14:11

Boa tarde a todos!

Peço a ajuda de vocês para me tirarem uma dúvida.
Eu trabalho em uma empresa que apura o Lucro Real, e sei que no Lucro Real é feita a Provisão de Receitas e Despesas que pertencem a um mês e que será executada (paga ou recebida) no mês seguinte.

A minha dúvida é:

No Lucro Presumido, com escrituração no livro diário eu também tenho que fazer provisões ou a contabilização e feita na entrada e na saída?

1) Na folha de pagamento ao pagar eu faço a saída do valor líquido da folha e no mês seguinte eu recolho os encargos normalmente, ou tenho que fazer as provisões de INSS.

3) Os tributos (PIS,COFINS,ISS,ICMS,IRPJ E CS) gerados pelas receitas de serviços e vendas do mês, tenho que provisionar para pagamento no mês seguinte ou não?

Desde já agradeço.

Que Deus os abênçoe.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 14:27

Pelo Princípio da Competência, vc deve provisionar os gastos incorridos em um mês. Vc provisiona os impostos, a folha de pagamento, fornecedores, etc...
Quanto a folha, vc entra com o valor integral, faz os descontos em suas devidas contas e vai dar certinho o valor líquido. Aí vc paga o valor líquido de acordo com os recibos de pagamento. Abraços!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 14:29

Fernando Bernardo, boa tarde.

Vamos entender o conceito de provisão que concomitantemente está ligeiramente ligado ao princípio da competência, dessa forma, temos o seguinte princípio:

"As despesas e receitas devem ser contabilizadas como tais, no momento de sua ocorrência, independentemente de seu pagamento ou recebimento".

Este princípio está ligado ao registro de todas as receitas e despesas de acordo com o fato gerador, no período de competência, independente de terem sido recebidas as receitas ou pagas as despesas.

Assim, é fácil observar que o princípio da competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos, mas com o reconhecimento das receitas realizadas e das despesas incorridas em determinado período.

Dessa forma caíssimo Fernando, é mister fazer sim todas as provisões cabíveis para que se tenha um melhor controle das operações realizadas na empresa.

clique aqui para ler um pouquinho sobre o principio da competência.

Bons estudos!!!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 14:35

Boa tarde Fernando,

No Lucro Presumido você tem a opção de escriturar um Livro Caixa, não necessitando necessáriamente fechar balanço. Neste caso você dispensaria as apropriações e escrituraria somente a conta caixa e bancos, sendo todos os recebimentos e pagamentos, pois você precisa escriturar no caixa toda a movimentação financeira. Mas indicamos a contabilidade como uma escrituração mais completa, onde você pode fazer análizes dos lucros da empresa e até simular a alternativa de Lucro Real, pois pode ocorrer de ser uma opção menos onerosa em determinado tempo. Contabilizar sem as apropriações è fazer pelo regime de caixa, dá menos trabalho por haver menos lançamentos e controles, mas não se torna uma demonstração completa da escrituração da empresa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 14:38

Cláudio e Gisele, postamos os três ao mesmo tempo, bom estudo Fernando.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 31 julho 2008 | 15:28

Estou muito feliz em poder contar com este forum, pois as minhas dúvidas estão sendo sanadas, agradeço a vocês por me ajudarem.

Eu sou Técnico em Contabilidade e estou Cursando Ciências Contábeis, já sou técnico a 8 anos, mas só esse ano estou atuando na área.

Mais uma vez Muito Obrigado a Todos.

Fernando Bernardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade