Cláudia Francisca
Bronze DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeSerá que alguém teria algum modelo de termo de responsabilidade aonde o Empresário se responsabilize totalmente pela falta de caixa de sua empresa, tirando a responsabilidade do contador...
respostas 5
acessos 30.422
Cláudia Francisca
Bronze DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeSerá que alguém teria algum modelo de termo de responsabilidade aonde o Empresário se responsabilize totalmente pela falta de caixa de sua empresa, tirando a responsabilidade do contador...
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Cláudia,
Me chamou atenção seu pedido...
Desconheço a existência de um Termo neste sentido.
Diga-me, o que o Contador fará com este Termo de Responsabilidade?
Cláudia Francisca
Bronze DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeSaulo Heusi,
Na realidade gostaria de transferir a responsabilidade do Empresário referente as informações omitidas para escrituração do livro caixa, pois utilizei todos os meios possíveis para atingir tal objetivo.
Paulo da Costa Machado
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Olá Cláudia: O profissional poderá fazer constar no Contrato de Prestação de Serviços uma cláusula onde o mesmo só se responsabiliza pela contabilização dos documentos que lhe forem entregues em época própria, e de forma que os mesmos sejam protocolados.
Cláudia Francisca
Bronze DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeMuito Obrigado,
Paulo e Saulo Heusi..
E tenham uma boa tarde
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Claudia,
Declarações e Termos de Responsabilidades neste sentido em verdade servem como prova da conivência do Contador. Vale dizer que você sabia da omissão de Receitas que ocasionou a "falta" de Caixa mencionada. Tanto sabia que cuidou para que a responsabilidade fosse assumida pelo sócio da empresa em questão, procurando isentar-se.
Além disto, não se pode transferir a responsabilidade de uma contabilidade mal feita (dados e receitas omissas) para o sócio da empresa, mesmo todos sabendo que é ele o responsável por isto. Havendo fiscalização e conseqüente penalidade, ele vai simplesmente alegar que é leigo, desconhece o assunto e que paga ao Contador para que faça a "coisa certa".
Vale dizer que o "cuidado" que tomamos neste sentido, acaba servindo de prova contra nós outros. Se sabíamos que estava errado (e sabíamos, pois exigimos a referida Declaração) então não deveríamos ter dado continuidade a contabilidade.
Qual (então) a atitude a ser tomada?
Como disse o Paulo, Fazer constar no Contrato de Prestação de Serviços Contábeis a obrigação e conseqüente responsabilidade dos sócios da empresa pela entrega da documentação idônea em tempo hábil para que seja contabilizada.
E em casos como o que lhe acontece agora, comunicar (por escrito) a empresa alertando para a responsabilidade mencionada no Contrato e notificando da paralisação dos trabalhos até que você tenha condições de continuá-los.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade