Marcelo Lima
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Amigos, bom dia.
Conforme mencionei no tópico anterior, fui contratado este mês para fazer a contabilidade de uma micro empresa inscrita no simples nacional cujo ramo é comércio varejista de produtos esportivos.
A maioria das vendas ocorrem através de cartões de débito e crédito.
A minha dúvida é a seguinte: o proprietário da empresa me contratou (formalmente, através de contrato) para a execução de sua contabilidade, porem, para minha surpresa, a empresa já fazia vendas no varejo (em dinheiro, cheque, cartões de débito e cartões de crédito).
Verifiquei que as vendas feitas anteriormente não eram formalizadas, não houve emissão de notas e muito menos qq tio de escrituração.
Ou seja, ele efetuou vendas e não emitiu documento fiscal.
Amigos, como estou retomando minha vida de contador agora (após 15 anos atuando fora da profissão) acabo por ficar muito inseguro com esse tipo de situação.
Me surgem algumas dúvidas do tipo: fui contratado para exercer a contabilidade da empresa a partir de setembro de 2015, porém essa empresa vende informalmente (sem documento fiscal) inclusive via cartões até então.
Qual deveria ser o meu procedimento quanto a essas vendas realizadas anteriormente?
Posso "dar vida" tributária a essa empresa a partir desse mês de setembro/2015 deixando o que ficou para trás?
Desde já agradeço a ajuda de todos.
Att.
Marcelo Lima