Marcio Soares Viterbo
Iniciante DIVISÃO 1 , Diretor(a)Estou viabilizando um novo negócio e tenho uma dúvida do valor ou percentual que devo recolher de imposto e se há necessidade de emissão de NF no seguinte caso de vamos chamar "intermediação de negócio" que basicamente funciona assim:
- Cliente precisa de alguém que lhe preste um serviço (passo um)
- Eu encontro quem faz este serviço (passo dois)
- O cliente concorda com o preço oferecido pelo prestador e o contrata(passo três). Não tenho participação neste passo, tudo é acertado entre eles.
- Depois do serviço prestado efetuo a cobrança, retenho um percentual e repasso o resto pra o prestador (passo quatro).
A mim se resume o trabalho de encontrar quem efetue o trabalho pelo melhor preço, depois, efetuar a cobrança (todas as despesas do tramite fica comigo, taxas de cartão, etc..) e repassar o valor (depois de retida a comissão) para o prestador de serviço.
Daí ficam as dúvidas?
Que tipo de imposto pagar?
Qual o percentual a pagar? e o mais importante, tenho que pagar o imposto sobre qual valor?.. sobre o total da transação entre cliente e prestador de serviço ou só sobre o valor que coube a mim retido a título de comissão por exemplo.
Tenho que emitir NF pra alguém, pra quem?... Para o cliente e para o prestador de serviço ou só pra um e não pra outro?
O Uber faz mais ou menos isso, como que ele faz, alguém sabe?
Obrigado a todos.