Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 891

Quanto, como e o que pagar? - Duvida sobre tributação.

Marcio Soares Viterbo

Marcio Soares Viterbo

Iniciante DIVISÃO 1 , Diretor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 17:29

Estou viabilizando um novo negócio e tenho uma dúvida do valor ou percentual que devo recolher de imposto e se há necessidade de emissão de NF no seguinte caso de vamos chamar "intermediação de negócio" que basicamente funciona assim:

- Cliente precisa de alguém que lhe preste um serviço (passo um)
- Eu encontro quem faz este serviço (passo dois)
- O cliente concorda com o preço oferecido pelo prestador e o contrata(passo três). Não tenho participação neste passo, tudo é acertado entre eles.
- Depois do serviço prestado efetuo a cobrança, retenho um percentual e repasso o resto pra o prestador (passo quatro).

A mim se resume o trabalho de encontrar quem efetue o trabalho pelo melhor preço, depois, efetuar a cobrança (todas as despesas do tramite fica comigo, taxas de cartão, etc..) e repassar o valor (depois de retida a comissão) para o prestador de serviço.

Daí ficam as dúvidas?

Que tipo de imposto pagar?
Qual o percentual a pagar? e o mais importante, tenho que pagar o imposto sobre qual valor?.. sobre o total da transação entre cliente e prestador de serviço ou só sobre o valor que coube a mim retido a título de comissão por exemplo.
Tenho que emitir NF pra alguém, pra quem?... Para o cliente e para o prestador de serviço ou só pra um e não pra outro?

O Uber faz mais ou menos isso, como que ele faz, alguém sabe?

Obrigado a todos.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 17:42

Boa tarde Márcio! Tudo bem?

Compreendo suas dúvidas, mas o Fórum tem o objetivo de criar discussões técnicas entre a classe contábil e eventualmente dirimir pequenas dúvidas de pessoas de outras profissões.

Pela amplitude de suas dúvidas, recomendo consultar pessoalmente algum contador de sua cidade e contratá-lo para realizar um planejamento tributário a fim de levantar a melhor opção no seu caso.

Abraço!

MARIANA VELOSO

Mariana Veloso

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Tributário
há 9 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2015 | 17:43

Boa tarde Marcio.
Você ira emitir Nota Fiscal de Serviço utilizando o Código de Serviço 17.01 – Assessoria ou consultoria de qualquer natureza, não contida em outros itens desta lista; análise, exame, pesquisa, coleta, compilação e fornecimento de dados e informações de qualquer natureza, inclusive cadastro e similares.. Este serviço terá Imposto Retido, sendo eles: PIS 0,65%, COFINS 3%, CSLL 1% E IRRF 1,5%. Alem das retenções você ira pagar ISS (alíquota depende do município).
No caso na Nota Fiscal de Serviço ela terá que ser emitida mesmo você sendo uma empresa do Simples Nacional, o que ira mudar é a questão das Retenções, sendo que empresas enquadradas neste regime não retem PIS, COFINS, CSLL E IR.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 08:43

^^^

Ainda bem que não sou do ramo de escritório de contabilidade, pois ia me dar muito mal com esse tipo de concorrência desleal.

Pergunte qualquer coisa em um fórum jurídico e o advogado vai dizer: "porque você não dá uma pa$$adinha aqui no meu escritório para a gente conversar?".

Agora você espirra na frente de um contador e ele te dá um DECORE.

LEONARDO DE FRANCA FURTADO

Leonardo de Franca Furtado

Prata DIVISÃO 1 , Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 21:54

Caro Maurício T.

Você anda bem enganado, o tipo de estratégia de cada profissional para conquistar seu clientes é adotada de acordo com o perfil de seus clientes. Provavelmente você desconhece uma das estratégias mais fortes de marketing que é oferecer um serviço gratuito (conteúdo), para gerar interesse de possíveis clientes.

Você fazer piadinhas com a classe contábil dentro de um fórum contábil é uma AFRONTA, caso não queira esclarecer dúvidas dos usuários aqui, não entendo porque perde seu tempo fazendo comentários neste fórum. Ainda bem que você não é deste ramo, é uma satisfação não ter pessoas como você atuando nesta classe.

Querido Marcio Soares espero que nossa querida amiga Mariana Veloso tenha respondido sua pergunta de forma esclarecedora. Se ainda restar qualquer dúvida não exite em perguntar, garanto que teremos muitos amigos dispostos a lhe ajudar.

Torcemos por um país que as pessoas estejam dispostas a ajudar as outras para evoluirmos ''nossa espécie'' mais rápido.

LEONARDO FURTADO
[email protected]
Legal S/A - Legalizações
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2015 | 06:40

Bom dia Leonardo.

Não vi nosso amigo fazendo piadas sobre a classe, e a recomendação dele é muito válida.

Nós contadores ficamos com este discurso de "oferecer um serviço gratuito" para clientes, mas vá em um médico ou um advogado fazer uma consulta e veja se os mesmos não cobram.

Eu gosto e muito de ajudar os nobres colegas na tiragem de dúvidas, sinto-me feliz em saber que ajudei alguém, mas cada cliente é um caso e cada caso deve sim ser analisado e respondido pessoalmente. Se o profissional nesta consulta não cobrar, sem problemas é a estratégia dele e não o critico por isso.

Sr Marcio Soares Viterbo,

Faz-se necessário que procures um profissional de vossa cidade onde o sr com mais detalhes pode informar a demanda que o sr precisa.

As respostas de nossa amiga Mariana são válidas, mas como citei em linhas anteriores uma boa consultoria se faz entendendo detalhadamente a demente vossa demanda.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade