x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 757

Uso e Consumo - Cozinha - Supermercados

Thiago Mattos

Thiago Mattos

Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 09:56

Prezados,

Sou contador de um Supermercado de médio porte no RJ. O meu cliente possui um refeitório no próprio estabelecimento para o fornecimento de refeições para os funcionários (benefício), só que o mesmo, efetua e venda no próprio caixa da loja, referente aos produtos que serão consumidos na cozinha diariamente. Esse valor é pago pela própria tesouraria no caixa, ou seja o dinheiro deste tipo de negociação circula dentro do próprio estabelecimento.

Minha dúvida é em relação a esta "despesa" x "venda" que é efetuada, posso me deduzir desta despesa ou existe algum outro procedimento que já é praticado para esses casos. Meu cliente não quer mudar o processo pois ele acredita que ele consegue controlar melhor este tipo de gasto em seu Mercado, já indiquei que neste procedimento ele acaba pagando imposto sobre a venda.

Desde já agradeço a ajuda!

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2015 | 10:52

Bom dia Sr. Thiago Mattos, tudo bem?

Creio que é inviável ele vender a mercadoria, pois pagará vários tributos em "vão". Seria ideal efetuar a transferência da mercadoria para revenda para mercadoria para consumo na escrituração fiscal. Provavelmente ele irá pagar algo relacionado ao ICMS, pois material de consumo não gera crédito de ICMS, portanto aconselho consultar a legislação de ICMS do estado.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade