x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 994

Gilmarcia G Pires

Gilmarcia G Pires

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 anos Sábado | 12 setembro 2015 | 12:35

Boa tarde

Tenho procuração das empresas na Receita Federal com eCNPJ da minha empresa contábil , posso transmitir ECF como procurador e contador com o mesmo eCNPJ? (não tenho ecpf)
E na hora de validar como o programa lê o certificado?

Kátia

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 12 setembro 2015 | 15:35

Gilmarcia,

A ECF exige 2 assinaturas com certificados, uma do contador e outra do responsável pela empresa ou de procurador, no caso de procurador caso o contador tenha procuração para tal também pode assinar, neste caso assinaria duas vezes como contador e procurador, e ainda a assinatura do procurador pode feita com e-CNPJ da empresa que esta sendo declarada a ECF.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Assis Medeiros

Assis Medeiros

Bronze DIVISÃO 3, Não Informado
há 9 anos Domingo | 13 setembro 2015 | 10:17

Prezada Gilmarcia,

Para assinar como contabilista o profissional deverá possuir certificado tipo e-CPF.
Se possuir a mídia token ou cartão (que pode ser o da carteira profissional) o custo de aquisição é baixo. Atualmente A3 pela estatal Correios é de R$ 127,00 por 36 meses. (Site de vendas Correios).

Apenas complementando a resposta de nosso colega Edval, deve ficar atenta com a outra assinatura como procurador utilizando o e-CNPJ do escritório contábil, como se sabe existem duas formas de homologar Procuração Eletrônica na Receita Federal, física ou digital.
Acontece que sempre marcamos o item que dá todos os poderes, no modelo físico dá todos os poderes ATUAIS e FUTUROS; já a digital feita de um certificado para o outro só dá ATUAIS. Assim, se tiver recebido ou renovado Procuração Eletrônica antes de 03/2015 possivelmente não terá poderes para transmissão da ECF, o que fará necessário atualizar a procuração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.