x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 5.203

Contabilização Aluguel com valor diferente

SABRINA MENDONÇA DA FONSECA

Sabrina Mendonça da Fonseca

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 15:16

Boa Tarde Colegas,

Estou com a seguinte situação:

O boleto de aluguel, com cedente FulanadeTal é de 1.000,00 e anexado a ele está, ao invés de um comprovante de pagamento do boleto, um comprovante de transferência bancária para a conta da FulanadeTal no valor de 850,00. No boleto não há nada mencionando este "desconto" de 150,00, mas eu consigo entender que foi algum desconto dado.

Posso considerar, haja vista a mesma titularidade, como 150,00 de desconto e contabilizar este pagamento?

Muito Obrigada pela atenção.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 16:17

Boa tarde Sabrina!

A contabilização de aluguéis deve ser feita através do Contrato de Locação que normalmente é anual com renovação automática na maioria dos casos.
Portando deve-se fazer a provisão do valor bruto no último dia do mês ou no fim do período vencido em contas à pagar ou alugueis à pagar.
Nestes casos de pagamento com desconto, tem que verificar o que foi descontado e contabilizar a diferença em conta própria.
Provisionamento:
D - Despesas com Aluguéis (CR)
C - Alugueis à Pagar (PC)

Pagamento:
D - Aluguéis à Pagar (PC)
C - Caixa/Bancos (AC)

D - Aluguéis à Pagar (PC)
C - Descontos Obtidos (CR)

Mas é preciso verificar se é alguma taxa de adm. (Imobiliária), IPTU ou IR.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 16:30

Muito obrigada Gilberto C. Olgado pela atenção. É assim mesmo que estou contabilizando.

No caso que eu expliquei, onde não há nada mencionando o desconto e o pagamento foi feito de forma diferente, também pode ser contabilizado?

Obrigada,

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 16:43

Sabrina, como eu disse acima, verifique o Contrato de Locação, é preciso saber o que foi descontado para poder contabilizar corretamente.
Infelizmente quando emitem estes boletos, não se preocupam em colocar todas as informações, mas procure o proprietário ou locador para saber o que foi descontado.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 17:29

Oi Sabrina, se no Contrato não prevê descontos de IPTU ou outras despesas, tem que ver com o Locador mesmo, este imóvel não é locado por Imobiliária ?

há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 11:02

Bom dia,

é locado por imobiliária sim. Foi um desconto, só não está documentado. E também não foi enviado um outro boleto com desconto. Foi ignorado o boleto e foi transferência bancária.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 15:22

Olá Sabrina!

Normalmente a Imobiliária cobra 10% de taxa de administração, este desconto aí corresponde à 15%, a contabilização da taxa de administração neste caso vai gerar uma despesa e não uma receita.

A Imobiliária tem obrigação de identificar o que está cobrando ou descontando do locatário, pode cobrar deles.

Abraço

há 9 anos Sexta-Feira | 18 setembro 2015 | 14:33

Boa Tarde Colega,,
Como já escrito, foi um desconto, só não está documentado (não corresponde a taxa alguma)... Talvez estes 150,00 tenha sido pago em dinheiro sem recibo... talvez tenha sido um desconto por algum outro motivo... que desconheço.... .O que preciso saber é se eu posso contabilizar assim...

Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade