x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 742

Imobilizado x Manutenção

Lucas Strohmayer

Lucas Strohmayer

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 17:25

Boa tarde!
Em uma empresa aconteceu a seguinte operação:
Um acionador de um motor, que é parte de um bem patrimonial,veio a estragar parcialmente, então foi passado para um fornecedor que havia a necessidade de comprar um novo. A empresa que iria nos vender isso propôs que fosse vendido por nós o acionador para eles, e em troca uma peça nova seria vendida para nós. A peça nova sofreria um desconto referente ao valor da peça antiga.
Primeira questão:
Qual a operação fiscal para essa demanda? No caso de vendermos esse acionador para eles, deveríamos proceder como venda de imobilizado? Logo por não se tratar de uma melhoria ou efetivamente venda de imobilizado, não efetuaria a baixa parcial do bem no patrimônio e não daria entrada em um novo bem. Este bem se encaixaria melhor como venda de sucata?
Nessa questão entendo que não há problemas com o fisco, pois se estamos fazendo apenas uma manutenção, não precisamos dar baixa do bem, pois virá uma peça exatamente igual que não aumentará a vida útil do bem.

Obrigado.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 setembro 2015 | 17:27

Não conheço as operações fiscais, mas com relação as aspectos contábeis, se você conseguir realizar uma baixa parcial no bem referente ao valor do motor danificado, então você poderá imobilizar o custo do motor novo. Se não for possível, então o novo motor deve ser considerado na despesa.

Lucas Strohmayer

Lucas Strohmayer

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 09:09

Bom dia!
Maurício, obrigado pelo breve retorno!
Mas gostaria de ressaltar que não se trata de motor, e sim de um acionador, como mencionado pelo próprio setor de manutenção. Este disse também que não se trata de algo que irá aumentar a vida útil da máquina, se tratando apenas de uma reposição. O fato é que irá acontecer uma venda deste acionador de motor para que haja desconto na compra (com a mesma empresa) de um acionador novo.
A dúvida é: se a NF está classificada como venda de imobilizado, como proceder para ficar em conformidade com o fisco e auditorias que possam acontecer?
Abraço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade