x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 400

Imobilizado que não foi escriturado na contabilidade

JULIANA PHILIPPSEN

Juliana Philippsen

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 10:04

Bom dia.

Uma empresa CNAE 4782201 forma de tributação: SIMPLES NACIONAL.

Tal empresa veio para o meu escritório esse ano, mas iniciou as atividades em 2.000, já veio com os livros fiscais e contábeis registrados até 2.014, porém no ativo imobilizado da empresa nunca foi escriturado um veículo ano 2007/2008. Como faço para resolver isso? Como posso lançar agora em 2.015 tal veículo uma vez que os livros anteriores já foram registrados?

Sandra Mara de Lima

Sandra Mara de Lima

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2015 | 10:31

Oi, fica menos complicado resolver pq a empresa está no Simples Nacional. Se fosse Lucro Real a resposta não seria tão simplista.

Olha, vc pode contabilizar, mas acho q antes de fazer o lançamento, cabe uma reflexão:

- o veículo é utilizado na prestação de serviços? se for, vc pode considerar que está 100% depreciado ... pelo tempo e utilização, levando em conta, condições das ruas/estradas, tipo de carga ou serviço ... essa é uma visão que o CPC e as novas regras contábeis nos orientam a considerar para fazer a depreciação do ponto de vista "real" e não simplesmente aplicando os limites estabelecidos pela legislação do IR.

- se o bem não estiver totalmente depreciado, e houver um saldo relevante a ser considerado, vc tem q ver se a empresa tem Caixa para fazer o lançamento do valor original. Nesse caso, a depreciação entra contra lucros acumulados.

Espero ter ajudado.
Sandra Mara

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade