Ulysses Barcellos
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Prezados colegas, bom dia.
Minha empresa é sócia oculta em uma SCP.
Como devo contabilizar a distribuição de lucros recebidos
respostas 2
acessos 8.086
Ulysses Barcellos
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Prezados colegas, bom dia.
Minha empresa é sócia oculta em uma SCP.
Como devo contabilizar a distribuição de lucros recebidos
Marcos Jory
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Ulysses,
O tratamento no sócio oculto é na conta Investimento, inclusive sujeito ao método de equivalência patrimonial.
Por ocasião do investimento:
D- Investimento
C - Banco
Por ocasião do lucro recebido
D - Banco
C - Investimento
Por ocasião da MEP
D - Investimento
C - Outras Receitas ( Não tributável)
Eis a minha opinião.
Abraço,
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial , Contador(a)Bom dia Ulysses.
Com o advento das alterações efetuadas pela RFB o SCP necessita de possuir CNPJ.
Com isso sua escrituração ficou de forma semelhante a uma empresa comum, onde o processo de distribuição de lucros ficou semelhante a de uma empresa comum.
Porém o funcionamento da SCP não mudou: precisa ter o sócio ostensivo e como nosso amigo Marcos citou os valores desembolsados por esta na SCP devem ter o tratamento de investimento.
Um problema que vejo em muitas SCPs, pois trabalho muito com escrituração de construtoras, é que os envolvidos confundem a participação de SCPs com adiantamento de clientes.
Alerto que este procedimento é considerado crime e deve ser amplamente orientado a seus clientes que não procedam assim pois os órgão de fiscalização estão em cima das empresas que aplicam tais procedimentos.
att
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade