x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 9.157

Cálculo de Inventário + Perdas

Carlos Marcelo B. Portes

Carlos Marcelo B. Portes

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 17 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 17:21

Boa tarde, estou desenvolvendo uma rotina para efetuar o inventário contábil utilizando um dos seguintes métodos : PEPS, Média ponderada móvel ou Média ponderada fixa. Seguindo o exemplo:
Admitindo que uma empresa XYZ tenha a seguinte movimentação de um produto X em seu estoque:
01/10/2007 Compra 300 unidades a um custo de R$ 250,00
10/10/2007 Compra 200 unidades a um custo de R$ 255,00
15/10/2007 Vendas 200 unidades
20/10/2007 Compra 100 unidades a um custo de R$ 265,00
25/10/2007 Vendas de 140 Unidades

Aplicando o método Média ponderada móvel tem-se:
compras vendas saldo
Data Historico qtde unitario total qtde unitario total qtde unitario total
01/07/2008 Compras 300 250 75000 0 0 0 300 250 75000
10/07/2008 Compras 200 255 51000 0 0 0 500 252 126000
15/07/2008 Vendas 0 0 0 200 252 50400 300 252 75600
20/10/2008 Compras 100 265 26500 0 0 0 400 255,25 102100
25/10/2008 Vendas 0 0 0 140 255,25 35735 260 255,25 66365
totais 600 152500 340 86135 260 255,25 66365

Até a maneira como é feita o cálculo, não tenho dificuldades, a pergunta é, como ficaria se no dia 17/10, por exemplo, fosse inserida uma informação de perdas no estoque de 50 unidades?

fico no aguardo.

Atenciosamente

Carlos Marcelo

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 17:34

Boa tarde, Carlos Marcelo

Pelo meu ponto de vista, o cálculo do custo médio envolve a razão entre preço e quantidade da última compra. Desta maneira, o custo médio por unidade e consequente custo total do estoque é calculado sempre que o estoque for movimentado.

Assim sendo, a título de cálculos, uma perda teria o mesmo significado que uma venda, porque das duas maneiras o produto está sendo retirado (ou saindo) do estoque físico.

Os lançamentos contábeis para isto envolveria algumas contas.

Bom trabalho.

Nota: para formular esta resposta analisei apenas sua pergunta e não conferi seus "cálculos amontoados"

Ricardo C. Gimenez
Contador | CRC Ativo desde 1995
Professor de Matemática
Autor de análises e estudos técnicos publicados em Procedimentos Contábeis
Carlos Marcelo B. Portes

Carlos Marcelo B. Portes

há 17 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 17:48

Boa tarde Ricardo,

Me desculpe pelos "cálculos aontados", copiei de uma planilha do excel.
Entendi, e no caso de uma movimentação interna de estoque, por exemplo, saida de materia prima para transformação e depois a entrada de produto acabado. Processaria isso como uma compra e venda normalmente?

Obrigado.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2008 | 18:01

Carlos Marcelo B. Portes

Momentaneamente esqueça-se das palavras "compras" e "vendas" e veja-as como "entradas" e "saídas".

Além do mais, contabilmente, é aconselhável uma indústria ter contas distintas para os estoques, visto que os estoques - por serem variados - podem ser:
- Matéria Prima
- Produtos Acabados
- Produtos Adquiridos de Terceiros para Revenda
- Materiais de Consumo
- Materiais de Acabamento
- etc.

Neste raciocínio, um certo material que sair do "estoque de matérias primas", ao ser transformado, seguirá para o "estoque de produtos acabados"

Caso haja alguma perda, ela será apontada na planilha de custos do setor de transformações. Veja que em geral "cacos e pedaços" não voltam para o estoque de matéria prima, e o que porventura sobrar e ainda tiver proveito, continuará na linha de produção e certamente será utilizado no próximo turno.

Espero ter o ajudado. Se as dúvidas continuarem, conte com o Fórum.

Saudações

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 09:14

Complementando:

Observe que a operação elementar para cálculo do valor atual do estoque, com base no custo médio, é com base somente em entradas e saídas, considerando que esta movimentação pode advir de variadas operações:

Entradas:
Compras
Trocas
Devoluções
Brindes
etc.

Saídas:
Quebras e Perdas
Vendas
Devoluções
Brindes
etc.

Deste modo, para calcular o Custo Médio e por conseguinte o valor total do estoque o sistema consideraria apenas a movimentação (entrada/saída), ficando o motivo desta mudança a cargo de outra rotina.

Saudações

PS: Redigi este comentário mais como ex-programador do que como contador. Sendo autodidata, iniciei brincando com dbase III e fui terminar no Clipper 5; o último aplicativo que desenvolvi foi há pelo menos 10 anos.

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática
Carlos Marcelo B. Portes

Carlos Marcelo B. Portes

há 17 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 16:18

Boa tarde Ricardo,

Deixa eu te pertubar mais um pouquinho. Já desenvoli as rotinas referentes ao cálculo do custo médio móvel, e o custo médio fixo. Comecei a desenvolver a rotina atráves do método PEPS, mas me deparei como uma questão, e gostaria de uma opinião sua.
Suponha o seguinte movimento:
Produto X, estoque inicial 0;
dia 10 Comprei 300 unidades de X a 250 cada
dia 15 Comprei mais 200 unidades de X a 255 cada
dia 20 Vendi 600 unidades de X.
dia 25 Comprei mais 200 unidades de X a 260 cada

Pelo método PEPS eu teria vendido 300 a 250 e depois, mais 200 a 255. Porém vendi mais do que tinha em estoque, apesar de ser errado, acaba sendo uma pratica comum, devidos aos controles pouco rigorosos das empresas, isso deixando de lado a questão do que é tratado de forma "oficiosa". A pergunta que gostaria de te fazer é a seguinte: Continuo o cálculo, e faço o restante da venda pelo valor da compra do dia 25, ou interrmperia o processo e avisaria ao administrador do estoque, ou a pessoa que esta responsavel por esse cálculo?

Eu acredito que o certo seria interromper o processo, mas digamos que no final o estoque fique positivo, e que realmente houve uma falha no controle. O que você me sugere!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 17:22

Boa tarde, Carlos

De modo algum sinto-me perturbado por trocar idéias contigo, visto que ao debater estes assuntos mato minhas saudades do jurássico Clipper (ainda tenho todas as "bíblias" do autor José A. Ramalho), desta vez com a visão mais apurada de um contador diplomado na Faculdade e no trabalho. Meu ensino profissionalizante data de 1991 e no ensino superior tive colação de grau em 12/2006; contudo, trabalho em escritórios desde 1986.

Vamos ao assunto...

Ainda não pesquisei as bases legais, porém, de antemão já é possível perceber que está havendo algum tipo de fraude neste fato de se vender o que não existe. Suponho que aos olhos do fisco um indício de fraude seria apenas a "cortina" de uma janela panorâmica que por sua vez possa revelar inúmeras outras fraudes de todas as naturezas imagináveis, embora seja remota a chance de algum agente fazendário público auditar as fichas de controle de estoque e os respectivos custos em uma eventual ação fiscal.

Portanto, sim, concordo com sua opinião no tocante ao sistema não aceitar vender uma quantidade de produtos superior à quantidade em estoque.

Nesta linha de raciocínio e dando-lhe uma sugestão "bobinha" por si só, esta quantidade excedente poderia ser direcionada a um banco de dados sobre produtos em falta e respectiva quantidade, ou então, ser gravado como "pedido" para entrega futura, podendo este pedido ser de duas maneiras: a) com pagamento antecipado; e b) pedido a ser faturado quando da entrada do produto.

Em um aplicativo que fiz certa vez havia o seguinte raciocínio:
1) Assim que o produto era cadastrado obrigatoriamente era informada a quantidade mínima para peças em estoque. (quantidade de estoque de segurança)
2) No momento da venda, logo que o balconista entrava com o código do produto, já era informada a quantidade de peças disponíveis em estoque, e desta maneira já seria sabido quantas peças poderiam ser vendidas. Com a venda confirmada, novamente eram atualizados os bancos de dados pertinentes aos estoques (incluindo caixa e clientes)

Pedindo-lhe desculpas caso eu tenha excedido em palavras estes devaneios de programador ultrapassado, espero desta maneira ter colaborado positivamente com suas intenções.

Bom trabalho

Ricardo C. Gimenez
Professor de Matemática
Carlos Marcelo B. Portes

Carlos Marcelo B. Portes

há 17 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2008 | 17:31

Olá, boa tarde!

Com certeza colaborou sim, não há duvidas disso!

Eu segui a linha de racicionio que você sugiriu, entendo que a venda de um produto inexistente em estoque, pode se tratar de uma venda para entrega futura.

Quanto a minha formação, tenho técnico em informática Industrial finalizado em 1992, e superior em Ciências da computação finalizado em 1998. Trabalhei 2 anos no departamento contábil de um escritório de contabilidade e a 13 trabalho na empresa atual, exercendo a função de técnico de suporte a um sistema contábil, sendo que desses 13 anos, os 2 últimos trabalho como analista/programador, desenvolvendo ferramentas que possam vir a agilizar ou facilitar a integração de dados entre os departamentos Contábil, fiscal e pessoal, bem como integrando as bases de dados das empresas clientes de um escritório contábil com o sistema de contabilidade.

Agradeço mais uma vez!

Abraços

Suelem Silva de Brito

Suelem Silva de Brito

Bronze DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 15 novembro 2012 | 12:54

Gente boa tarde! Preciso da ajuda de alguem para resolver a seguinte questao! Tenho q ue fazer uma ficha de controle de estoque de 2 itens de mercadorias considerando o custo histórico e o critério do custo medio ponderável!
Os saldos de estoques da empresa em 31/10/2012 são so seguintes:

Descrição
Impress. Mult. Print -100 - quant. 65 - valor unit. R$ 310,00 - valor total R$ 20.150,00

Impress jato de tinta. Quant. 60 Valor Unit. R$ 175,00 - Valor total R$ 10.500,00

Ficarei muito grata se alguem pelo amor de Deus puder me ajudar!
to dependendo disso.

Abraços e obrigada desde já.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade