x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 14.199

Contabilização de transferência entre matriz e filial para S

Sirleny Fernandes

Sirleny Fernandes

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar
há 9 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 17:27

Boa tarde!

Tenho lido muitos tópicos sobre contabilização de matriz e filial, mas ainda continuo com dúvidas, pois não tenho muito conhecimento em contabilidade. A matriz, que é do Simples Nacional, transfere mercadorias para a filial, mas não sei como contabilizar esses lançamentos nem quais contas usar.
Outra dúvida que tenho é que, nos últimos meses as despesas da matriz aumentaram e as receitas diminuíram, então pra matriz não ficar com o Caixa negativo, paguei as despesas com o Caixa da filial. Também não sei se tenho que fazer mais lançamentos sobre essa situação ou se só debito a despesa matriz e credito o caixa filial.
Gostaria que alguém pudesse me ajudar, pois estou totalmente perdida.

Att: Sirleny

LUIZ ANTONIO PESSI BARRETO

Luiz Antonio Pessi Barreto

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 09:46

Bom dia!

1º - não pode ser contabilizado as transferências, deverá ser excluído se caso o seu sistema importe para a contabilidade pois se não ficará com duas entradas pois já será contabilizado na matriz essa entrada, esse procedimento de transferência é fiscal e não contábil. Esse procedimento estará no livro fiscal em saídas;

2° - Em relação a contabilização do caixa:

Terá que fazer uma transferência entre contas transferindo do caixa da filial pro caixa da matriz:

Banco (C) (Filial) -pois estará saindo da filial
Conta Corrente (D) (Matriz) - pois entrará na conta da matriz

Caixa (C) (Matriz) -pois será pago pela matriz e não pela filial devido a transferência
Fornecedores (D) - pois estará liquidando suas obrigações

Espero ter ajudado.

Sirleny Fernandes

Sirleny Fernandes

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar
há 9 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 10:23

Bom dia Luiz!

Quanto a sua primeira resposta eu entendi que não preciso registrar na contabilidade a transferência de mercadorias que a empresa faz?
Em relação a segunda resposta antes de pagar o fornecedor eu não deveria debitar Caixa Matriz e creditar Conta Corrente Matriz para que o Caixa tenha
saldo? E qual é o lançamento que eu devo fazer devolvendo esse dinheiro pra Filial?

Sirleny

LUIZ ANTONIO PESSI BARRETO

Luiz Antonio Pessi Barreto

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 16:15

Sirleny, estará registrado fiscalmente, no livro de apuração de icms.

Em relação a contabilização, coloquei apenas a questão de transferencia entre conta, a contabilização total será :

Banco (C) (Filial) -pois estará saindo da filial
Conta Corrente (D) (Matriz) - pois entrará na conta da matriz

Conta Corrente (C) - pois será transferido para o caixa
Caixa (D) - pois irá aumentar valor em caixa

e aí sim:

Caixa (C) (Matriz) -pois será pago pela matriz e não pela filial devido a transferência
Fornecedores (D) - pois estará liquidando suas obrigações

Para voltar o valor a filial:

Caixa (C) - matriz
Banco (D) - matriz

Banco (C) - (Matriz)
Conta Corrente (D) - Filial

Conta Corrente (C) - Filial
Caixa (D) - Filial

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade