x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.291

retificação de lançamentos

MARCOS SANTELLI

Marcos Santelli

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 11:47

Uma empresa veio para o escritorio onde eu trabalho recentemente, estou fazendo os lançamentos contabeis no meu sistema dos saldos do balanço anterior e perecebi que o outro contador fez alguns lançamentos errados, existe um saldo a pagar em aberto de um fornecedor no balanço patrimonial, então pedi para o cliente para ele me mandar as duplicatas para dar baixa nesse fornecedor esse ano uma vez que as compras foi provisionada em dezembro, mas ele falou que foi pago a vista esse fornecedor e não a prazo o que devo fazer para arrumar tudo isso. o balanço esta fechado e registrado na junta comercial..alguem poderia me ajudar andei dando uma olhada no site sobre esse assunto mas ainda estou com duvidas ..obrigado e agradeço desde de ja....

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 13:24

Marcos Santelli, boa tarde


Visto que você já pôde pesquisar em outros tópicos este tema, qual seria, então, a sua dúvida específica?

Talvez o profissional anterior possa ter se confundido nos lonçamentos: em vez de fazer D) Compras e C) Caixa, acabou fazendo D) Compras e C) Fornecedores.

A retificação correta seria o estorno mediante transferência entre as contas caixa e fornecedores. Visto que o resultado do exercício não será alterado com este lançamento, nesta movimentação não será necessário envolver a conta "ajuste de exercícios anteriores".

Mesmo assim, apesar de ter ocorrido este suposto engano (por enquanto somente um), o outro lado da moeda revela que o escritório anterior não mantinha estreito contato com seu cliente, para não dizer que o outro escritório nem conferia o próprio serviço feito (que qualidade, hein?).

Bom trabalho

Notas:
1) O fato de existir um erro, pode significar que podem haver muitos outros erros. Desta maneira, recomendo que seja feito um levantamento completo do último balanço feito pelo escritório anterior para que seu escritório faça todos os ajustes de uma vez só;
2) O correto seria fazer os lançamentos no primeiro dia útil imediato à descoberto dos erros.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
MARCOS SANTELLI

Marcos Santelli

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2008 | 14:04

Ok, entendi, obrigado pela ajuda e dica, vou mesmo fazer um levantamento..e verificar esse balanço com calma para ver se não tem mais erros..e ricardo infezlimente existe esses profissionais(si é que podemos chamar de profissionais) que desvalorizam nossa classe...tenha um bom fim de semana.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade