x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 26.944

contabilização moeda estrangeira (operação com swap)

Wilson Selva

Wilson Selva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2015 | 08:01

Boa tarde,

Eu sempre tenho duvidas ao baixar esse empréstimo em dólar, e agora que estamos pagando pis cofins sobre receita financeira, tenho que tomar mais cuidado ainda com isso.

O empréstimo do banco"X", foi paga a primeira parcela em 30/09, e o cenário é o seguinte:

Emprestamos = 1.566.350,00, parcelado em 8x = 195.793,75

A primeira parcela que debitou veio no extrato da seguinte maneira:

- 257.325,00 Principal
- 14.677,82 Juros
- 4.892,61 IR
+ 59.742,81 Swap

Como eu contabilizaria isso hoje:

195.793,75 Amortização
61.531,25 Variação cambial Passiva
14.677,82 Juros sobre empréstimo
4.892,61 IR retido, entra como juros de empréstimo também
59.741,81 Ganho em operações de SWAP

61.531,25 é a variação cambial, do dia em que foi feito o fechamento da parcela, se não tivesse trava (proteção) no contrato, a gente teria uma variação desse valor, mas como tem trava, eles creditam na conta os 59.741,81, ou seja, na realidade só pagamos 1.789,44.

Se eu contabilizar como demonstrei acima, temos a despesa de 61.531,25 e o ganho de 59.741,81, essa é a maneira certa de contabilizar isso?

Ou eu contabilizo apenas a diferença?

Eu sempre fico em duvida, e agora como a gente esta pagando PIS e COFINS sobre receita financeira, se eu fizer errado, vamos pagar imposto indevidamente.
Poderiam me ajudar?

IGOR AYRES HEMETRIO

Igor Ayres Hemetrio

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2015 | 11:05

Wilson Selva ,

Este ganho em operao SWAP pode ser considerado com um receita financeira decorrente da variao monetria? Caso possa ser, no h incidncia de PIS e COFINS. Eu tambm fico na dvida sobre se posso considerar o SWAP como um receita decorrente de variao monetria.

Att,

Igor Ayres Hemetrio
CRC/MG 105.791
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2015 | 11:14

Este ganho em operao SWAP pode ser considerado com um receita financeira decorrente da variao monetria? Caso possa ser, no h incidncia de PIS e COFINS. Eu tambm fico na dvida sobre se posso considerar o SWAP como um receita decorrente de variao monetria.

Igor, o swap pode estar atrelado ao cmbio ou a uma taxa de juros, mas a variao dele no variao cambial nem monetria.

No resultado financeiro, dever haver uma linha especfica para os efeitos de ganho ou perdas em operaes com derivativos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade