Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.109

Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica

Amanda Lugoboni Cândido

Amanda Lugoboni Cândido

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 14:13

Olá, caros colegas.

É a primeira vez que recorro ao fórum para esclarecer uma dúvida, se eu optei pela sala errada, por gentileza, me perdoem.

Gostaria de tirar uma dúvida quanto ao preenchimento do "Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica".

Existe um campo que se refere às obrigações acessórias vincendas, onde quem preenche deve optar entre a opção de deixar a responsabilidade com o novo ou com o antigo contabilista.

Por outro lado, existe a Resolução CRC SP 1040/2009 que afirma no Capitulo III Artigo 5º:

"É dever do responsável técnico anterior o cumprimento das obrigações tributárias acessórias, cujo período de competência tenha decorrido na vigência do contrato de prestação de serviços com seu ex-cliente, ainda que o prazo de vencimento da exigência seja posterior ao da vigência do mencionado contrato, salvo expressa disposição contratual em sentido contrário."

Sabemos que algumas obrigações acessórias tais como a EFD e a DCTF são entregues dois meses após o mês de competência.

Minha dúvida é: Se eu optar por "NOVO CONTABILISTA", meu escritório (que está recebendo o cliente) será o responsável por entregar as obrigações que pertencem ao período de competência anterior ao início do contrato de nova responsabilidade técnica?

Por exemplo, o novo contrato se inicia em 01/11/2015. Se eu optar por deixar a responsabilidade das obrigações acessórias vincendas para o NOVO CONTABILISTA que sou eu, deverei entregar, por exemplo, DCTF e EFD da competência 09/2015?

Grata pela atenção.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1 , Sócio(a) Comercial
há 9 anos Quinta-Feira | 15 outubro 2015 | 14:21

Bom dia Amanda,

Dependerá essencialmente do que for acordado no Contrato de Prestação de Serviços. Entretanto, se o contrato for omisso, a entrega da declaração é de responsabilidade da contabilidade anterior.

Na prática, no duro mesmo, o cliente chegando agora, você não vai querer nenhum tipo de dissabor com o cliente, vai tentar evitar aborrecimento. Bons tempos em que um colega que assumia a escrita ligava para o outro e ambos se tratavam com cortesia para ajustar essas coisas...

Forte abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade