x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 54.159

Contabilização de troca de mercadoria

Michel

Michel

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 20:45

Caros, boa noite!

Estou com dúvida. Pesquisei mas não achei uma resposta para a minha dúvida.

É o seguente, uma empresa comercial efetuou algumas vendas sendo que alguns clientes ao receber o produto solicitou a troca do produto devido a algum defeito neste caso foi trocado por um mesmo produto e mesmo valor e outros pediram para trocar por outro por produtos de valores superiores a primeira compra. A minha dúvida está contabilização desses fatos. Eu estou chegando a uma conclusão, só que preciso de confirmação desse raciocínio.

Segue a contabilização da troca de mercadoria pelo mesmo valor:

D. Mercadoria
C. Uma conta no passivo (Troca de mercadoria)

Na classificação acima a mercadoria retorna para o estoque e a empresa passo a ter uma obrigação com o cliente pela troca.

Depois teremos a saída da mercadoria

D. Uma conta no passivo (Troca de mercadoria)
C. Mercadoria

Nessa classificação estou remetendo a mercadoria para o cliente

Essa linha de raciocínio está correta?

No outro fato teremos a troca de mercadoria por uma de valor superior (aqui fica igual a devolução de vendas)

D. Devolução de Vendas - Conta de Resultado
C. Clientes - Ativo

Acima seria a devolução de mercadoria

Agora a saída da mercadoria por um valor a maior em relação a primeira aquisição

D. Clientes - Ativo
C. Receita de Vendas - Conta de Resultado

Não estou levando em consideração o ICMS e nem o valor do CMV.

Obrigado

Michel Santos
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 17 outubro 2015 | 08:26

Olá bom dia Michel !

Toda operação comercial tem que ser acobertada pela emissão de uma nota fiscal, sendo assim, você deve verificar nas notas fiscais os CFOPs utilizados na transação para efetuar a contabilização.

Mas, este caso é típico de venda e devolução de mercadoria, se houve notas fiscais com o CFOP de devolução deve ser contabilizado conforme segundo exemplo, pois depois a venda é outra operação normal que será feita.

Existe a possibilidade de devolução em garantia, neste caso a empresa devolve uma mercadoria e recebe outra de mesmo valor e descriminação da mercadoria devolvida, ou seja há somente a troca, nesse caso se emite nota fiscal de remessa para troca e a contabilização se faz no grupo de Contas de Compensação, onde se contabilizam as notas fiscais de remessa e retorno.

Outra possibilidade é a remessa para conserto, que também é contabilizada em Contas de Compensação.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Michel

Michel

Prata DIVISÃO 1 , Gerente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2015 | 10:24

Gilberto, bom dia!

Obrigado pela explicação.

O segundo exemplo a classificação está correta, bem isso me ajuda bastante, a linha de raciocínio está correta.

Enquanto ao primeiro exemplo é necessário uma conta de compensação essas contas poderiam ser aquelas que utilizei no primeiro exemplo? Ou deveria ser desta forma:

Na entrada da mercadoria para a troca

D. Conta de Compensação (AC)
C. Conta de Compensação (PC)

Na saída da da Mercadoria após a troca

C. Conta de Compensação (PC)
D.Conta de Compensação (AC)

Em quanto aos CFOP, foram utilizados os seguintes, pelo setor que emite as notas.

Venda dentro do estado: 5102
Entrada (troca da mercadoria): 1949
Saída (após a troca de mercadoria): 5949

Obrigado
MIchel

Michel Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade