x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 845

Empréstimos Bancários x Lançamentos Contábeis

josy gomes

Josy Gomes

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 9 anos Sábado | 17 outubro 2015 | 08:57

Bom dia,

A Empresa para qual eu trabalho fez um empréstimo e enviou o contrato para a contabilidade terceirizada para que possa fazer os lançamentos dos juros. Neste empréstimo as despesas com IOF e taxas estão inclusas e tivemos 30 dias de carências. ou seja, a entrada do capital entrou no mês 09 porem a primeira parcela fixa será debita só no mês 11. A contabilidade lançou os juros e as despesas com (IOF e taxas no valor total) já no mês de setembro. Estar correto? sendo que tivemos carência e o IOF e despesas já estão inclusas nas parcelas fixas? E esses cálculos não deveriam ser contabilizados a partir do pagamento da primeira parcela?

obrigada,

Josy

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 19 outubro 2015 | 08:33

Josy Gomes,

Os encargos financeiros são reconhecidos no resultado pela fluência do contrato e não pelo pagamento. Por exemplo, se você captou um empréstimo com pagamentos semestrais, o reconhecimento dos juros no resultado permanecem mensais. Há que separar o conceito de caixa com o de competência.

Janaina Gomes

Janaina Gomes

Iniciante DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2015 | 10:16

Bom dia!

Eu trabalho em uma empresa que fez um empréstimo em março de 2014, no valor de R$ 32.264,36. Esse empréstimo tem 23 parcelas a pagar com juros, terminando de pagar em fevereiro de 2016. Como eu faço esses lançamentos, pois tenho que encerrar o exercício de 2014, para a presentar o balanço da empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: