x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 434

lanamento despesas nf

Gabriela

Gabriela

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 18:22

boa tarde gente, há algo que me intriga, vamos supor aqui no escritório que trabalho que a pessoa responsável pelo setor fiscal lança uma nota fiscal de um cliente á prazo, e no próximo mês vem o boleto da primeira prestação já pago para o meu setor contábil para eu lançar, acredito eu que eu tenho que ir dando baixa nas prestações da NF por que senão pode ficar em aberto, como faço isso? ou vamos supor que foi uma compra de mercadoria eu só lanço no débito como compra de mercadoria (CR) sem precisar dar baixa na NF da mesma?

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 08:29

Gabriela,

Vamos lá, por mais que seja simples a operação acaba aparecendo algumas interpretações confusas mesmo.
Seguindo a risca dos lançamentos e pela ordem citada, ficarão assim:

Compra de Mercadoria a Prazo e "baixa" na contabilidade:

D- Estoque de Mercadorias ou Produtos - AC
C- Fornecedores Gerais - PC

Baixa da duplicata:
D- Fornecedores Gerais - PC
C- Disponível Caixa e Equivalentes - AC

Saliento que, deve ser lançado no livro fiscal controle de duplicatas o valor, número e data do pagamento, para fins de integração conciliar no contábil.

A conta mercadorias não pode ser lançado em despesas, isso é absurdamente incorreto. Pois é uma operação fim da empresa e constante, um bem e direito, sendo assim ativo para o estoque e passivo para a obrigação a ser paga.

Espero ter ajudado,

Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Marcos V. Lubave

Marcos V. Lubave

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2015 | 09:00

Bom dia Gabriela,

Só complementando ainda mais a resposta do nosso colega Kaik R. Vieira, aconselho sempre e em todas as operações de compra e venda lançar as mesmas em contas de fornecedores ou clientes. Lançadas desse jeito fica um controle melhor, alem de ser mais correto. Também é orientado a ser usado dessa forma por fiscais.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade