x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 829

Depreciação de Ativos

Matheus

Matheus

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2015 | 10:02

Bom dia, caros colegas

Tenho um cliente que sua atividade é Locação de máquinas e ferramentas sem operador, minha dúvida é , como serão lançados na contabilidade as compras dessas maquinas e ferramentas, sabendo que o valor para a depreciação do Ativo estabelecido pela Lei 12.973/2014, é acima de 1200,00 ou prazo de vida útil superior a um ano; quando essas máquinas tiverem valores abaixo de 1200,00 ou o prazo de vida útil for menor que um ano, como serão lançadas?

Elas podem ser consideradas como ativo ou elas podem ser depreciadas ?

Peço ajuda nessa questão pois esse cliente compra muitas ferramentas menores e estamos com dificuldade no lançamento.

Desde já agradeço a ajuda.

Att
Matheus Libório

Elias Serres

Elias Serres

Prata DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 15:38

Matheus,

as ferramentas podem ser registradas no Ativo Imobilizado e depreciadas de acordo com a sua vida útil. Você pode reconhecer como despesa do exercício até o limite de R$ 1.200,00 ou vida útil de 1 ano para cada unidade mas não é obrigado a isso, conforme consta n o Art. 2º da própria Lei 12973 "Art. 15. O custo de aquisição de bens do ativo não circulante imobilizado e intangível não poderá ser deduzido como despesa operacional, salvo se o bem adquirido tiver valor unitário não superior a R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais) ou prazo de vida útil não superior a 1 (um) ano". Assim como a lei cita "não poderá" , ela não cita "deverá " ser deduzido como despesa. Portanto entendo que fica a critério da pessoa jurídica.
Como elas são utilizadas para locação e geração do faturamento, aconselho a registrar no Imobilizado.

Em tempo, haverá colegas que discordarão e te aconselharão a registrar como despesa.

Elias Serres
Contador
Porto Alegre - RS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade