x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.731

Venda Back to Back

Alexandre Venãncio Leme

Alexandre Venãncio Leme

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 08:48

Bom dia caros amigos..uma dúvida....
Empresa multinacional no Brasil com outras filiais no exterior, qdo realiza operação "Back to Back", embora os produtos saiam de uma das filiais diretamente pra outra exemplo: sai da Itália e vai para os Estados Unidos ( no caso..o Brasil só realizou a intermediação ) nesse caso...incide Pis e Cofins sobre esse faturamento ? ( empresa Lucro Real ).
02) É correto lança-la como Receita não operacional ?
Agradeço a ajuda...
Muito grato

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 27 agosto 2008 | 14:29

Alexandre.

O termo back to back é utilizado para expressar a realização de operação triangular de compra e venda na qual uma empresa estabelecida no Brasil compra determinado produto no exterior para vendê-lo a um terceiro também localizado no exterior, sem que o bem transacionado circule fisicamente pelo território nacional.

Nesse tipo de operação, o comando do negócio é de uma empresa localizada no Brasil, que deve realizar o pagamento à empresa situada no exterior pela compra efetuada, sob autorização do Banco Central, e receber os correspondentes valores pela venda.

Esse procedimento não pode ser caracterizado como vinculado às rotinas normais de exportação ou importação, figurando a empresa brasileira como mera compradora-pagadora e vendedora-recebedora.

Trata-se de operação financeira, uma vez que a legislação que rege esse tipo de operação não exige a emissão dos documentos usuais de comércio exterior (Registro de Entrada, Declaração de Importação e Nota Fiscal), limitando-se a entrada e saída (circulação) de moeda estrangeira.

Embora essa não seja uma operação de intermediação de negócios pura, em que a receita se revela pela comissão recebida, considerando que o comprador efetuará o pagamento à pessoa jurídica intermediadora para posterior repasse ao vendedor, contabilmente, sugerimos os seguintes lançamentos:

1. Pelo recebimento da venda:
D - Caixa ou Bancos conta Movimento (AC)
C - Obrigações com Terceiros no Exterior (PC)

2. Pela apropriação da receita pela prestação de
serviço de intermediação:
D - Clientes no Exterior (AC)
C - Receita de Prestação de Serviços (CR)

3. Pela remessa ao vendedor:
D - Obrigações com Terceiros no Exterior (PC)
C - Clientes no Exterior (AC)
C - Bancos conta Movimento (AC)

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade