x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 20

acessos 11.718

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 09:57

Bom dia estimados colegas.

Me tirem uma dúvida por favor.
Uma empresa com início de suas atividades em 2002 e no período de 2002 a 2007 não fez nenhum registro contábil. Iniciei a contabilidade dela no mês de maio deste ano com um balanço de abertura e agora estou na dúvida quanto a depreciação mensal das máquinas, equipamentos e ferramentas.
Faço a depreciação normalmente apartir do 1º mês contabilizado ?

Marcos Aurelio da Silva Lopes

Marcos Aurelio da Silva Lopes

Iniciante DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 10:30

Concordo com a resposta da cara colega Suzanne, a depreciação não é feita somente quando há o uso/desgaste do maquinário/equipamento/ferramentas, mas pelo seu risco de ficar obsoleto também, e a empresa teve atividades durante este período? se não, mesmo assim deves depreciar a partir da data de aquisição. E deve ter alguma declaração da entidade mostrando a não realização de receitas durante o período.

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

há 16 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 10:35

sim, desde a sua fundação até o ano de 2007 não foram feitos os registros contábeis. as máquinas, equipamentos e ferramentas foram comprados no ano de 2002. devo levar em conta esses anos que não foram depreciados, ou dar inicio a depreciação apartir de agora. devo fazer a depreciação somente com os anos restantes e deixar passar os que não foram registrados.

desde já agradeço

Fernando Bernardo

Fernando Bernardo

há 16 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2008 | 11:38

andré bom dia,

o balanço de abertura fiz para início de contabilização em maio deste ano, porque a empresa não possui registros desde a data da sua fundação até o exercício de 2007, onde era optante pelo simples federal e por motivos de débitos a mesma não migrou para o super simples. fui procurado para fazer a regularização dessa empresa, e conforme pesquisas que realizei até no site do crc e cfc, encontrei essa opção de fazer um balanço de abertura para início da contabilização.

a empresa não possui nenhum tipo de registro contábil no período de 2002 a abril de 2008, porém, possui as notas fiscais da aquisição das máquinas, equipamentos e ferramentas.

Suenne Santos

Suenne Santos

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2008 | 17:41

Boa tarde!
Tenho uma situação parecida com a exposta. Tenho uma empresa que comecei a contabilizar agora, esta tem máquinas e equipamentos adiquiridos desde 1993, sendo que nunca foi feita a depreciação. Qual o procedimento correto? Tenho q depreciar agora em 2008, todo o período?
Como é o lançamento correto?
Muito obrigada!

"A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros."
Aldo Cesar Falkembach

Aldo Cesar Falkembach

Bronze DIVISÃO 5 , Auditor(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 10:54

Bom dia Suenne Santos.
- A Lei nº 10.406/2002 revogou o Código Civil e Comercial consolidando a legislação civil e comercial em um único código, o qual foi batizado de Novo Código Civil. Assim, em nosso ordenamento jurídico o Novo Código regulará as questões de direito privado. O referido dispositivo legal manteve a obrigatoriedade de escrituração contábil, exceto para o empresário rural e pequeno empresário.
Por outro lado, em que pese à legislação estabelecer obrigatoriedade da escrituração contábil, para efeitos fiscais a legislação tributária dispensa as pessoas jurídicas que optarem pelo regime de tributação base no lucro presumido e as empresas SIMPLES da escrituração contábil regular, desde que, mantenham um livro caixa, no qual dever ser escriturado toda movimentação financeira, inclusive a bancária.
Contudo, apesar dessas empresas estarem desobrigadas da escrituração frente ao fisco ela é instrumento fundamental para a gerência dos negócios e consiste como meio de prova assim como também possui relevante interesse fiscal. Além disso é indispensável nos casos de concordata e falência, licitação pública, ingresso e saída de sócios, extinção da empresa, para efeitos cadastrais junto ao mercado financeiro bem como seu balanço reflete o aspecto social da empresa

2. BALANÇO DE ABERTURA
- Em decorrência, a empresa que não mantém escrituração contábil regular e que, ao cabo de um ou mais exercícios, voltar ao regime de tributação com base no lucro real, por opção própria, ou por não mais se enquadrarem nas regras que permitem a adoção do lucro presumido ou opção pelo simples, no início do ano-calendário deverá providenciar balanço de abertura, e para tal deverá observar o seguinte:
I - Proceder levantamento patrimonial completo dos bens, direitos e obrigações da empresa, tais como as existências de:
1) caixa;
2) saldos bancários;
3) aplicações financeiras;
4) créditos de clientes representados por: duplicatas; cheques pós datados (batizados de pré-datados), notas fiscais a receber e etc;
5) estoques avaliados pelo custo de aquisição ou de produção;
6) outros créditos;
7) despesas antecipadas,
8) investimentos em outras empresas, imobilizado e diferido;
9) obrigações com: fornecedores; impostos e contribuições sociais; empréstimos e financiamentos; demais obrigações;
10) Capital social.

No caso de bens e direitos do ativo imobilizado deverá ser considerado como utilizadas as cotas de depreciação, amortização e exaustão, corrigidas, que seriam cabíveis no(s) exercício(s) anterior(es) àquele em que realizarem o balanço de abertura, como se nesse(s) ano(s) estivessem sujeitas à tributação com base no lucro real;
Os procedimentos descritos acima são extensivos às pessoas jurídicas isentas que perdem o direito à isenção. (PN CST 33/78).

Suenne Santos

Suenne Santos

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 14:40

no caso de bens e direitos do ativo imobilizado deverá ser considerado como utilizadas as cotas de depreciação, amortização e exaustão, corrigidas, que seriam cabíveis no(s) exercício(s) anterior(es) àquele em que realizarem o balanço de abertura...
boa tarde, aldo!
fiquei um pouco em dúvida, na verdade, todos os lançamentos da empresa já foram feitos nos exercícios anteriores, sendo que nunca foi feita a depreciação, o que está havendo é que preciso refazer 2007, pois contém erros e me deparei com a não depreciação.
pelo que entendi com sua explicação é que teria que lançar os bens (ativo imobilizado) com o valor já depreciado. correto? qual seria o lançamento a adotar?
muito obrigada!

"A verdadeira maneira de se enganar é julgar-se mais sabido que outros."
Aldo Cesar Falkembach

Aldo Cesar Falkembach

Bronze DIVISÃO 5 , Auditor(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2008 | 17:23

Boa Tarde, Suenne.
Se vc.for refazer a contabilidade de 2007, a contabilização das depreciações do exercício:
D- Desp.c/Depreciações.
C- Depreciações Acumuladas.
Se a sua empresa for tributada pelo lucro real, vc.não poderá contabilizar as desp.depreciações de exercícios anteriores como despesas dedutíveis.
Se for tributada pela presunção de lucros:
D- Ajustes de Exercícios Anteriores.
C- Depreciações Acumuladas.

ANNA PAULA CORREIA

Anna Paula Correia

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 19 março 2009 | 08:52

Olá gostaria de tirar uma duvida parecida com as demais acima...

Tenho uma empresa Lucro Presumido onde, o balancete de encerramento de 2006 foi apresentado com as contas de :

Computadores e Periféricos - R$ 12.885,00
Móveis e Utensílios - R$ 1.910,00

(-) Deprec. Acumulada - R$ 3.536,66

No entanto as notas desses bens foram extraviadas, e não tenho como saber a data de aquisição dos mesmos. E o escritório anterior não tem nenhum controle da depreciação desses bens.

Alguém sabe me dizer, como proceder em relação a depreciação dos anos de 2007 e 2008, pois não consigo chegar a nenhuma conclusão sobre o assunto...
Já tentei fazer o calculo manualmente, no entanto, não consegui chegar a nenhum resultado que me parecesse correto.

Se alguém já tiver visto algo assim...

Desde já agradeço,

Anna Paula.

Anna Paula
DANIELE ORIO

Daniele Orio

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 11 abril 2012 | 13:43

Olá Caros colegas!
Por gentileza gostaria de solucionar uma dúvida para o registro no imobilizado referente a compra de um veiculo usado o mesmo tem data de fabricação de 09/06/2009 e foi adquirido em 04 de fevereiro de 2011 pela empresa, pelo valor de R$ 42.000,00 como fica a taxa de depreciação deste veiculo, se o mesmo tem vida util de 5 anos, e a tx é de 20%? alguem poderia me ajudar!
obrigada

Roseane Pedrosa dos Santos

Roseane Pedrosa dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2012 | 11:32

Bom dia,

Tenho uma empresa que foi constituida em 1995. (Optante pelo Simples) - Até 2007 não havia registros contábeis, apenas o livro caixa.

Em 1997 Houve um aumento de capital que foi integralizado com uma fazenda e um imóvel.

Hoje (26/09/2012) foi me solicitado o fechamento contábil desde 2007, Fiz o Balanço de Abertura, porém não consegui entender (Com tudo que li acima) como fica a depreciação da fazenda e do Imóvel.

Dúvidas:

1.) Essa fazenda e o Imóvel tem mais de 30 anos. (Usado)
2.) Como vou ter que fazer a contabilização desde 2007 - da depreciação. (Retroativo) ?
3.) Considero o Imobilizado + Depreciação Acumulada - Teoricamente 100% e já considero o valor na conta de resultado ?

Exemplo:

Valor do Imovel R$ 170.000,00
Depreciação Acumulada: R$ 170.000,00 ( Esse valor deve ser considerado no DRE Integral.) - Ou faço a depreciação iniciando a partir do Balanço de abertura ?

Grata

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2012 | 15:01

Prezada Roseane,

Você precisa ver qual o ramo de atividade da empresa, pois, só podem ser considerado Imobilizado itens que são necessários para a atividade fim da empresa. Caso contrario, deve ser considerado como investimento.

Considerando como imobilizado, você o depreciará considerando como uma aquisição de bem usado, que de acordo com a RFB é da seguinte forma:

362

Como será calculada a depreciação de bens adquiridos usados?

O prazo de vida útil admissível para fins de depreciação de bem adquirido usado é o maior dentre os seguintes (RIR/1999, art. 311):

• Metade do prazo de vida útil admissível para o bem adquirido novo;
• Restante da vida útil do bem, considerada esta em relação à primeira instalação ou utilização desse bem.

Também sugiro que estudo a CPC 27 que rege o controle de imobilizado a partir de 2010.

At.
Marcos Vinicius

Rodrigo

Rodrigo

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2012 | 09:14

Bom dia

Tenho uma Empresa e onde necessito realizar a depreciação de uma maquina que custa 55.800,00 onde tal foi adquirida 17/02.

Minhas duvidas são as seguintes como realizar a contabilização da maquina e quando deverei contabiliza exemplo dia 17/02 , 17/03... ou 01/03, 01/04...

Obrigado desde ja pela atenção.

AGUARDANDO O RETORNO

Rodrigo'

Compartilhem ...

" Somos Contadores de Sonhos que Sonha com um Mundo Melhor." Qiu chaplin - Pensador filosofo e Contador.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade