x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.471

PIS e COFINS - Duvida estorno de valores e contabilização.

Claudenei da Silva Brito

Claudenei da Silva Brito

Prata DIVISÃO 1 , Micro-Empresário
há 10 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 13:47

Boa tarde a todos!

Estou com a seguinte situação:

Ao verificar a contabilidade de uma empresa que comecei a atender, vi que ha uma diferença de valores considerável entre o que tem no PIS e COFINS nos livros fiscais, e o que tem na contabilidade.
Pra ser mais claro, os valores que estão no fiscal, são menores que os que estão na contabilidade.
O problema é que este saldo vem de 2 anos atrás.
Gostaria de saber dos colegas o que acham disso, se posso fazer um lançamento de estorno ou como posso proceder nesse caso?

Agradeço desde já.

Att.

Everton Francisco Chalcoski Baptista

Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 21:23

Boa noite,

Não consegui entender como FISCAL diferente da CONTABILIDADE?]
Qual regime de tributaçã Lucro Real ou Presumido?

Será que não tem alguma venda de algum produto com alíquota zero ou isenta ou imune, por isso desta diferença entre fiscal e contábil, outras receitas que não são tributadas, venda de imobilizado, receitas financeiras.. etc?

Outra pergunta: como esta o SPED Contribuições.. como que ta o resumo... pois tem que fechar com o contabil.

Assistente Contábil
Claudenei da Silva Brito

Claudenei da Silva Brito

Prata DIVISÃO 1 , Micro-Empresário
há 10 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 08:57

Bom dia!

O regime de tributação é o lucro real.

Os valores que estão nos livros fiscais e sped contribuições são menores do que o que está lançado na contabilidade, há um erro nos lançamentos.

Já foi conferido e é isso mesmo. Preciso ajustar na contabilidade pra bater com o saldo do sped, porém não sei como posso fazer esse ajuste porque o erro vem de 2 anos atrás.

Att.

Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 10:14

Lucro Real, possivelmente você tem que estornar estes valores nos custo de mercadorias fabricados, caso o valor a maior for do PIS/COFINS sobre o faturamento, ou ajustar o valor do seu estoque caso o valores sejam de créditos por compras de materiais para industrialização.
O que causa estranheza, no meu caso eu fecho sempre o SPED Contribuições com o faturamento e concilio com o contábil, para verificar se os valores exportados para o validador batem com os registros contábeis e fiscais. Acho que quem estava fazendo este SPED não fazia esta conciliação.

Att.

Assistente Contábil
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies