Anna Paula Correia, boa tarde.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
Qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, necessita manter escrituração contábil completa, inclusive do Livro Diário, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios.
Entretanto, não se trata, exclusivamente, de uma necessidade gerencial, o que já seria uma importante justificativa.
A escrituração contábil completa está contida como exigência expressa em diversas legislações vigentes
ABERTURA DA ESCRITURAÇÃO
Empresa Nova ou em Implantação
O início da Escrituração Contábil terá por base o instrumento de constituição da empresa que, dependendo de sua natureza jurídica, será:
a) a Declaração de Firma Individual;
b) o Contrato Social;
c) a Ata da Assembléia de Constituição.
O Capital Social subscrito ou comprometido pelos sócios é que dá origem ao patrimônio da sociedade, nascendo ali um direito da empresa em relação aos seus participantes.
A integralização do Capital, ou seja, o cumprimento da obrigação pelos sócios, pode se dar de várias formas, sendo mais comum com dinheiro, com bens e/ou com direitos.
O correto é registrar, com a data da assinatura do instrumento de constituição, o compromisso assumido através do seguinte lançamento no diário:
D - Capital a Realizar Sócio "a"
C - Capital Subscrito Capital Social
Valor do capital subscrito......................R$
Por sua vez, na data da integralização, pelos sócios, proceder-se-ia ao seguinte registro:
Observe-se que a conta a ser debitada vai variar em função da forma de integralização.
No exemplo, a integralização ocorre em dinheiro, porém, se fosse com um prédio, debitaríamos "Imóveis" e assim por diante.
D - Caixa
C - Capital a Realizar Sócio "a"
Recebido para integralização do capital subscrito...........R$
Empresa sem Escrituração Contábil ((( no seu caso)))
Por desconhecimento da obrigatoriedade e da utilidade da escrituração contábil, existem casos de empresas que funcionam há vários anos e, no entanto, não mantêm escrituração regular.
Constatada a impossibilidade de se proceder à escrituração de períodos anteriores, na forma convencional, a alternativa é a preparação de um Balanço de Abertura.
O Balanço de Abertura consiste na realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos e as obrigações da empresa em determinado momento.
Conhecidos os bens, os direitos e as obrigações e estabelecidos os respectivos valores, deverá o Contabilista estruturar o Balanço de Abertura, que será sintetizado com base no ordenamento feito previamente num "elenco de contas" ao qual fazemos referência adiante.
No Ativo, serão devidamente agrupados os bens e os direitos.
No Passivo, figurarão as obrigações.
Para se obter a igualdade : ATIVO = PASSIVO, deve-se considerar, juntamente com o Passivo, o valor do Capital registrado.
Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver maior, a diferença deverá ser denominada "Lucros Acumulados".
Se o Ativo comparado com o Passivo acrescido do Capital estiver menor, a diferença deverá figurar como "Prejuízos Acumulados", como redutora do Capital.
Qualquer que seja a forma de escrituração, há a necessidade de se proceder ao registro dos elementos Ativos e
Passivos para abertura da escrita, o que pode ser feito através dos seguintes lançamentos no diário:
A) Registro dos Elementos Ativos
D - Caixa
C - Balanço de Abertura
Saldo existente em ..../...../........................ R$ 2.000,00
D - Bancos Conta Movimento
C - Balanço de Abertura
Saldo existente em ..../...../.........................R$ 10.000,00
D - Estoques de Mercadorias
C - Balanço de Abertura
Estoque existente em ...../....../.................R$ 80.000,00
D - Móveis e utensílios
C - Balanço de Abertura
Móves e utensilios existentes conforme relação.......R$ 4.000,00
B) Registro dos Elementos Passivos
D - Balanço de Abertura
C - Duplicatas a Pagar
Duplicatas existentes conforme relação.....................R$ 20.000,00
D - Balanço de Abertura
C - Obrigações Sociais
Obrigações a pagar conforme relação e cópias..............R$ 7.000,00
D - Balanço de Abertura
C - Obrigações Tributárias
Obrigações a pagar conforme relação e cópias..................R$ 4.000,00
C) Registro do Capital Social (Registrado)
D - Balanço de Abertura
C - Capital Social
Valor do Capital Social registrado conforme Contrato Social.............R$ 30.000,00
D) Registro do Lucro Apurado
D - Balanço de Abertura
C - Lucros Acumulados
Valor do lucro apurado no Balanço de Abertura.......R$35.000,00
Efetue todos lançamentos, com a data igual ao do Balanço de Abertura.
BALANÇO DE ABERTURA EM: ____/____/______
Empresa:______________________________
CNPJ: ______________________
ATIVO CIRCULANTE R$ 92.000,00
- Disponibilidade R$ 12.000,00
Caixa R$ 2.000,00
Bancos Conta Movimento R$ 10.000,00
- Estoques R$ 80.000,00
Estoque de Mercadorias R$ 80.000,00
ATIVO PERMANENTE R$ 4.000,00
Ativo Imobilizado R$ 4.000,00
Móveis e Utensílios R$ 4.000,00
TOTAL DO ATIVO R$ 96.000,00
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PASSIVO CIRCULANTE R$ 31.000,00
Obrigações a Curto Prazo R$ 31.000,00
Obrigações Sociais R$ 7.000,00
Obrigações Tributárias R$ 4.000,00
Fornecedores R$ 20.000,00
PASSIVO LÍQUIDO R$ 65.000,00
Capital Realizado R$ 30.000,00
Capital Subscrito R$ 30.000,00
Reservas R$ 35.000,00
Lucros e/ou Prejuízos Acumulados R$ 35.000,00
TOTAL DO PASSIVO R$ 96.000,00
____________________________
Proprietário
_______________________________
Contabilista
CRC/Categoria
Depois que forem realizados os lançamentos acima e elaborado o balanço conforme o modelo exposto, tudo devera ser transcrito no livro diário, sendo que as relações, cópias de documentos assim como as memórias de calculos deverão ficar arquivados a disposição de eventuais fiscalizações que vierem a acontecerem.
Nota: Como você mesmo diz que a aludida empresa opera com movimento em 2008, então em 31/01/2008 faça o balanço de abertura, entendido? proceda assim, na oportunidade se melhor for, sempre pesquise no banco de dados do Forum.
Bons estudos!!!