x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 531

Lacamento de Desc. Duplicatas

Achiles de Oliveira Guido

Achiles de Oliveira Guido

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 09:05

Bom dia,

Estou com uma duvida, tenho visto em muito site mencionando em realizar o lançamento de desconto duplicatas no Ativo, mais em outra pesquisa verifiquei que o mesmo deve ser no Passivo, posteriormente eu entrei no site do CFC e via uma pergunta e resposta que seguia a baixo, qual seria o modo correto de contabilizar esta operação?

Questionamento - A duplicata descontada deve ser contabilizada em conta retificadora do ativo ou em conta do passivo?

Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida. Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38, aprovada pela Resolução CFC nº 1.196/09.

Em essência, a empresa está tomando um empréstimo oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante e os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira.

Renata Mazzali

Renata Mazzali

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 09:19

Oi Achiles, bom dia.

Você deve fazer o lançamento em conta do ativo. Costumo lançar em uma conta do ativo circulante chamada "(-) Duplicatas descontadas". O sinal de menos (-) indica que esta é uma conta redutora do ativo.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Atenciosamente,

Renata Mazzali
Analista Contábil Pleno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade