Achiles de Oliveira Guido
Bronze DIVISÃO 4 , Técnico ContabilidadeBom dia,
Estou com uma duvida, tenho visto em muito site mencionando em realizar o lançamento de desconto duplicatas no Ativo, mais em outra pesquisa verifiquei que o mesmo deve ser no Passivo, posteriormente eu entrei no site do CFC e via uma pergunta e resposta que seguia a baixo, qual seria o modo correto de contabilizar esta operação?
Questionamento - A duplicata descontada deve ser contabilizada em conta retificadora do ativo ou em conta do passivo?
Resposta - As empresas que detém duplicatas a receber de seus clientes podem receber esses valores antecipadamente. Nessa operação, chamada de desconto de duplicata, a empresa não transfere o risco do sacado não honrar sua dívida. Logo, o título continua registrado como ativo circulante ou não circulante da empresa, conforme previsto no item 29 da NBC TG 38, aprovada pela Resolução CFC nº 1.196/09.
Em essência, a empresa está tomando um empréstimo oferecendo a duplicata como garantia. O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante e os encargos cobrados pelo banco devem ser reconhecidos como despesa financeira.