Sirleny Fernandes
Bronze DIVISÃO 4 , AuxiliarBom dia!
Tenho uma empresa optante pelo Simples Nacional que possui matriz e uma filial. Comecei a fazer a contabilidade delas este ano. Ocorre que, primeiro, a Matriz transfere mercadorias pra filial e, segundo, o caixa da matriz está negativo. Fiz muitas pesquisas e descobri que, em relação ao caixa, posso usar uma conta chamada Conta Corrente pra fazer a transferência de valores da filial para a matriz. Mas ainda tenho dúvidas, então vou demonstrar os lançamentos que eu entendi que devem ser feitos e se estiverem errados por favor alguém me corrija e me mostre os lançamentos corretos.
1º- Na transferência de valores de caixa da Filial para a Matriz:
D- Conta corrente matriz (PC) - porque é uma conta de transição e passa a ser uma obrigação da matriz para com a filial
C- Caixa filial - porque está saindo dinheiro
D- Caixa matriz - porque está entrando dinheiro
C- Conta Corrente matriz (PC) - porque é uma conta de transição e passa a ser uma obrigação da matriz para com a filial
2º- Na devolução de valores de caixa da Matriz para a Filial
D- Conta Corrente matriz (PC) - porque é uma conta de transição
C- Caixa matriz - porque está saindo dinheiro
D- Caixa filial - está entrando dinheiro
C- Conta Corrente matriz (PC) - porque é uma conta de transição e está devolvendo para a filial
Assim fecha os lançamentos em relação ao Caixa.
Quanto a transferência de mercadorias da matriz para a filial:
D- Conta Corrente Filial (AC) - porque é uma conta de transição e é um direito da filial
C- Estoque matriz - porque está saindo a mercadoria
D-Estoque filial - porque está entrando a mercadoria
C-Conta Corrente Filial (AC).
Assim fecha os lançamentos em relação as mercadorias, já que a filial não devolve as mercadorias.
Por favor me auxiliem.
Att: Sirleny