x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.659

transferência entre matriz e filial

Sirleny Fernandes

Sirleny Fernandes

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar
há 10 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 10:56

Bom dia!

Tenho uma empresa optante pelo Simples Nacional que possui matriz e uma filial. Comecei a fazer a contabilidade delas este ano. Ocorre que, primeiro, a Matriz transfere mercadorias pra filial e, segundo, o caixa da matriz está negativo. Fiz muitas pesquisas e descobri que, em relação ao caixa, posso usar uma conta chamada Conta Corrente pra fazer a transferência de valores da filial para a matriz. Mas ainda tenho dúvidas, então vou demonstrar os lançamentos que eu entendi que devem ser feitos e se estiverem errados por favor alguém me corrija e me mostre os lançamentos corretos.
1º- Na transferência de valores de caixa da Filial para a Matriz:

D- Conta corrente matriz (PC) - porque é uma conta de transição e passa a ser uma obrigação da matriz para com a filial
C- Caixa filial - porque está saindo dinheiro

D- Caixa matriz - porque está entrando dinheiro
C- Conta Corrente matriz (PC) - porque é uma conta de transição e passa a ser uma obrigação da matriz para com a filial

2º- Na devolução de valores de caixa da Matriz para a Filial

D- Conta Corrente matriz (PC) - porque é uma conta de transição
C- Caixa matriz - porque está saindo dinheiro

D- Caixa filial - está entrando dinheiro
C- Conta Corrente matriz (PC) - porque é uma conta de transição e está devolvendo para a filial

Assim fecha os lançamentos em relação ao Caixa.
Quanto a transferência de mercadorias da matriz para a filial:

D- Conta Corrente Filial (AC) - porque é uma conta de transição e é um direito da filial
C- Estoque matriz - porque está saindo a mercadoria

D-Estoque filial - porque está entrando a mercadoria
C-Conta Corrente Filial (AC).

Assim fecha os lançamentos em relação as mercadorias, já que a filial não devolve as mercadorias.

Por favor me auxiliem.

Att: Sirleny

André Alves

André Alves

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2015 | 13:21

Ola Sirleny,

Sim, ao meu ver seus lançamentos estão corretos. Só quero sugerir que se seu sistema tiver a opção de consolidação de balanços não é necessário fazer estes lançamentos nas contas de transições, você terá uma conta contábil para a matriz e uma conta contábil para a filial, e elas registrarão suas entradas ou saídas conforme seus extratos. Quando for consolidar, juntará todos os valores de estoques, clientes, fornecedores, etc; ficando assim mais prático, mas se for fazer isto faça atentamente para não ter problemas com nenhuma conta.

André Alves
Contabilidade
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies