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silvana nascimento

Silvana Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) Produção
há 16 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2008 | 10:11

Bom dia,
Tenho uma empresa no lucro real. Gostaria que me ajudassem a elaborar um DRE, para meu controle, e verificar se estamos tendo lucro ou prejuízo.
Tenho duvidas quanto as deduções dos impostos, para chegarmos a Margem de Contribuição.
A minha duvida é:

Receita Total bruta = R$ 226.500,00
ICMS sobre a venda = R$ 28.700
PIS/Cofins sobre a venda = R$ 10.300
IPI sobre venda = R$ 3.500

O custo da Materia Prima bruto é = R$ 136.653,00
ICMS sobre a compra = R$ 22.500
PIS/Cofins sobre a compra = R$ 11.900
IPI sobre a compra = R$ 11.800

Alem disto tenho créditos de ICMS e IPI, onde fazemos as compensações todo mes.
Quando verifico nos DRE convencionais eles não contemplam as entradas e saidas destes impostos, além do que tenho créditos, ou seja, não desembolso pagamentos de impostos.
Portanto é correto fazer o DRE da seguinte forma:

Total Receitas.......... ......= R$ 226.500,00
(-) M.Prima..................... = R$ 136.653,00
(-) comissoes..................= R$ 4.000,00
(-) transportes............... = R$ 2.500,00
Margem Contribuição..... = R$ 83.347,00
(-) desp pessoal............ = R$ 43.200,00
(-) desp manutenção .....= R$ 1.850,00
(-) desp Administrativas = R$ 17.500,00

= Resultado Operacional = R$ 20.797,00

Desde já agradeço.
Atenciosamente,
Silvana Nascimento.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2008 | 10:43

Bom dia, Silvana Nascimento.

Começe clicando aqui siga as instruções prpostas pelo site.

Na oportunidade e da melhor forma, busque pesquisar no banco de dados do Forum, há muito material sobre sua dúvida.

Quanto à "margem de contribuição", em anexo a este poste, há uma apostila básica que certamente te ajudará entender um pouco mais sobre o assunto.

Para copiar o arquivo, verifique no canto superior direito desta página a figura de um disco rigido, clique em cima e copie o aludido documento.

Bons estudos!!!

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silvana nascimento

Silvana Nascimento

Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) Produção
há 16 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2008 | 14:51

Ok, obrigado pela resposta, mas tenho mais uma dúvida:

Então devo pegar os créditos de impostos quando da entrada de MP (ex. crédito de R$ 22500 ICMS) e subtrair quando da venda (ex. débito de R$ 28700 ICMS) e a diferença ( R$ 6200) lançar nas DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA, e caso tenha créditos a dedução seria R$ 000???

Grata,
Silvana

David R. S. Soares

David R. S. Soares

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2008 | 15:09

Sobre ICMS e IPI, vc se credita na entrada do insumo:

EX:

compra MP-A = R$ 1.000,00
ICMS = 170,00
IPI = 100,00

D - Estoque de Mat. Prima - 730,00
D - IPI a recuperar - 100,00
D - ICMS a Recuperar - 170,00
C - Fornecedor

Pela venda do produto

Vr. 2000,00

ICMS = 340,00
IPI = 200,00

na apuração do imposto você vai ter os débitos da venda menos os creditos adquiridos na compra.

ICMS = 340 -170 = 170 a recolher
IPI = 200 - 100 = 100 a recolher

caso fosse uma diferença zero, ou se vc possuisse muitos creditos a recuperar, seus creditos continuariam no ativo, sem deduzir nada.

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