Quando ocorre a jubilação e esta não veio com uma contribuição prévia, como no caso que o colega Gilmar citou, a gente aqui resolve da seguinte maneira:
1º - Dar entrada (nas receitas) do valor referente a Jubilação
Exemplo:
CAIXA e/ou BCM - Ativo
Outras Entradas - Receita
2º Dar saída nesse valor (na despesa).
Exemplo:
Despesas com Jubilação - Despesa
CAIXA e/ou BCM - Ativo
Não se recomenda utilizar o grupo "Despesa com Pessoal" porque o pastor não é funcionário da entidade religiosa, juridicamente é somente um autônomo que presta serviços. A igreja não teria obrigação contratual alguma de pagar qualquer valor a ele por ocasião de sua aposentadoria, se faz assim, é por uma questão de gratidão. Então, a ideia é mais de GRATIFICAÇÃO pelos benefícios feitos, do que por uma obrigação de pagar a um funcionário. Por isso, usamos as contas de Receitas (para dar entrada no valor, caso essa contribuição não viesse sendo feita ao longo dos anos) e Despesas (para dar saída naquele).
Espero ter ajudado.