x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 21.439

Gastos com desenvolvimento de um website da empresa pode ser

Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 07:00

Bom dia Rafael.

Seria bom você dar uma lida nas NBC sobre ativo intangível e ver se o site se encaixa nesta situação.

A grosso modo posso lhe adiantar que se este site gera receita para a empresa (não por ele existir, o cliente acessa e depois entra em contato com a empresa), mas sim se há algum serviço agregado nele que por si só ele possa gerar esta receita ai ele entraria.

O conceito de intangível é bem subjetivo, sendo assim aconselho que leia a legislação e se possivel dê mais detalhes de como funciona o site e daí possamos discutir este assunto que ao meu ver é fascinante.

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)
Rafael Pininga da Silva

Rafael Pininga da Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 10:51

Obrigado Paulo Henrique pela resposta.

Li a CPC 04 e também a NBC ambas tratam o assunto de forma parecida e realmente é bem subjetivo. Creio que as características dos gastos com a implantação do site seja realmente um intangível, mas ainda assim fiquei com algumas dúvidas.

Detalhes:
Desenvolvimento e implantação de WEBSITE
Possui uma interface para o cliente entrar em contato com a empresa e seus produtos (Aqui se caracteriza a geração de benefícios futuros citados na CPC e na NBC)
No contrato não possui nada referente sua vida útil


Dúvidas:
É um intangível sem vida útil definida e cabe realizar pelo menos anualmente o teste do impairmet, mas na CPC 04 interpretações diz que esse tipo de intangível possui vida útil pequena, como devemos tratar esse ponto da vida útil? um laudo técnico estimando a vida útil do intangível seria suficiente para realizar a amortização de forma linear?

E em qual grupo de contas esse intangível deveria ser alocado? Marcas e patentes, pesquisa e desenvolvimento...

E a relação custo e benefício compensaria?


Att,

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 14:50

Rafael,

Boa tarde!

Qual o custo incorrido para o desenvolvimento do site e qual os custos que ainda ocorrerão até a conclusão?

Foi feito algum estudo com uma projeção do incremento das vendas que o website resultaria?

Este CPC tem bastante subjetividade, mas pelas informações que você nos passou eu teria segurança em reconhecer no ativo intangível e o consideraria como tendo vida útil indefinida, e que deverá ser testado anualmente pelo teste de recuperabilidade.

Neste teste, você poderá se utilizar do fluxo de caixa elaborado no estudo de viabilidade na fase de pesquisa. Este fluxo deverá ser descontado a uma taxa definida pela entidade (a taxa geralmente mais aceita é a WACC) e pelo prazo máximo de 5 anos para frente.

Rafael Pininga da Silva

Rafael Pininga da Silva

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 16:42

Maurício, boa tarde

Estamos falando de um custo total de 18Mil para desenvolvimento e implantação. Possui manutenção mensal que será alocado como despesa.

Não foi feito nenhum estudo a respeito, a empresa já possuía um WEBSITE com as mesmas características, mas houve a decisão de se criar um novo WEBSite do zero.

Muito bom seus comentários.

Agora estou com total segurança em realizar o registro como um ativo intangível, mas a questão da vida útil indefinida é o ponto que ainda tenho dúvidas.

Não tenho nenhuma experiência com o teste de recuperabilidade, entendi seu comentário sobre como elaborar o teste utilizando o FDC do estudo de viabilidade na fase de pesquisa e descontando o WACC, mas não tenho esse estudo também. Teria uma outra forma que poderia me orientar a realizar esse teste? algum exemplo.

E a pergunta sobre o custo e benefício se compensaria? pois estamos falando de 18M em uma empresa que possui uma receita de quase 80MM

Obrigado

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade