x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.652

Custo de Mercadorias por arbitragem

JOÃO MARIA VIANEI AMORIM

João Maria Vianei Amorim

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2008 | 14:02

Caros colegas, Boa tarde.

Tenho uma empresa que não apuro o estoque final mensalmente, e, gostaria de saber qual a formula de encontrar o custo de mercadorias vendidas por arbitrgem, eu sei que a fiscalização aceita 70% das vendas, porém não chego um denominador comum. por exemplo se a minha vendas do mês for de R$ 120.000,00 eu poço contabilizar o custo desta vendas por R$ 70.588,00 ou seja R$ 120.000,00/1,70? com se faze?. Agradeços

João Maria

Email @Oculto

Aldo Cesar Falkembach

Aldo Cesar Falkembach

Bronze DIVISÃO 5 , Auditor(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2008 | 16:34

Boa Tarde João Maria.
Veja o que diz o Majur/2008.
Ficha 04A Linha 17 - (-) Estoques no Final do Período de Apuração

Indicar, nesta linha, o valor total dos estoques existentes no final do período de apuração, conforme a seguir:

a) os estoques relativos aos insumos devem ser avaliados com exclusão dos impostos e contribuições recuperáveis, observadas as disposições da legislação pertinente;

b) os estoques de produtos em elaboração devem ser avaliados com exclusão dos impostos e contribuições recuperáveis. O contribuinte que mantiver sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração pode utilizar os custos nele apurados para avaliação dos estoques de produtos em fabricação. Em caso negativo, tais estoques devem ser avaliados segundo o disposto no art. 296 do Decreto nº 3.000, de 1999, hipótese em que o valor de uma unidade em fabricação é avaliada:

b.1) pela soma dos produtos obtidos mediante a multiplicação da quantidade de cada matéria-prima agregada por uma vez e meia o maior custo dessa matéria - prima no período de apuração; ou

b.2) em 80% (oitenta por cento) do valor do produto acabado que tiver sido avaliado em 70% (setenta por cento) do maior preço de venda, sem exclusão do ICMS, no período de apuração. Os critérios de avaliação acima referidos devem ser observados na escrituração da empresa.

c) os estoques de produtos acabados de fabricação própria devem ser inventariados no último dia do período de apuração. Se a empresa mantiver sistema de contabilidade de custo integrado e coordenado com o restante da escrituração pode utilizar os custos nele apurados para avaliação dos estoques de produtos acabados. Caso contrário, deverá observar, na contabilidade, a avaliação desses estoques tomando por base 70% (setenta por cento) do maior preço de venda do produto durante o período de apuração, sem exclusão do ICMS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade