Lenice Rocha
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeNossa empresa emprestará mercadoria a terceiros e vice versa que posteriormente será devolvida.
Qual é a contabilização correta dessa transação?
respostas 4
acessos 967
Lenice Rocha
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeNossa empresa emprestará mercadoria a terceiros e vice versa que posteriormente será devolvida.
Qual é a contabilização correta dessa transação?
Eduardo Molinari
Consultor Especial , ControllerBoa tarde Lenice!
Abra um Grupo no Ativo Circulante -> Bens de terceiros
No Passivo Circulante idem
Aí como esses bens somente poderão sair de um lugar pra outro mediante nota fiscal, voce Debita e Credita essas contas..
Sds
Joclécio Freitas Santos
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeOlá.
Como o Eduardo falou, contabilmente cria-se um conta compensatória no ativo e outra no passivo.
Ex. 1990101 - Mercadorias Enviadas em comodato
2990101 - Mercadorias Recebidas em comodato
Lembrando sempre que no fiscal será emitida uma nota 5949/6949 ou 1949/2949 na entrada.
No fórum há vários tópicos em relação ao tema.
Tópico 1
Tópico 2
Lenice Rocha
Iniciante DIVISÃO 2 , Assistente ContabilidadeObrigada pela atenção.
Minha dúvida é com relação ao lançamento contábil das operações de empréstimo de produtos do estoque (materiais e medicamentos). Tenho pesquisado e sei que tal operação deve ser registrada em contas de compensação. No entanto, a empresa que eu trabalho empresta e pega emprestado de outras empresas, os produtos deu baixa no estoque quanto é emprestado e da entrada quando pegamos emprestado, registra e entrada no estoque.Como registrar essa baixa? e como registrar a entrada?
A empresa é imune de imposto.
Joclécio Freitas Santos
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar ContabilidadeNa Entrada:
D - Estoques
C - Bens recebidos em comodato
Na Saida:
D - Bens enviados em comodato
C - Estoques
Quando acontecer o término do negócio:
D - Mercadorias recebidos em comodato
C - Mercadorias enviadas em comodato
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade