x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.285

Contas Agua e Energia

rafael

Rafael

Prata DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 9 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 16:30

Boa tarde pessoal,

As contas de agua e energia devem ser provisionadas ?

Normalmente elas sao pagas dentro do próprio mês de referência, porem com valores do mes anterior.

Exemplo a medição da conta da agua é feita 5 de outubro e depois novamente 5 de novembro, dia 10 de novembro é gerada a guia da conta de agua, que tera como referencia a competencia novembro.

Como é feita a contabilização dessas contas?

rafael

Rafael

há 9 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 13:21

boa tarde, na verdade voces provisionam a despesa e depois efetuam o pagamento,

a questao é que as contas normalmente aparecem referencia: 11 , data de vencimento 10/11 .

Vence no mesmo mes de apuração, porem acredito que a medição de valores leva em conta frações de valores corresponde a competencia anterior..

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 22:45

Ola Rafael,

sim voce pode fazer proporcional a cada compentencia, sendo que terás que ter como base a data do leitura do registro pela fornecedora do serviço
como exemplo abaixo:

Leitura anterior 15/07
Leitura Atual 15/08

valor da fatura 300,00 vencimento 25/08

150,00 no mes 07
150,00 no mes 08

total da fatura 300,00 em 25/08

Gilmar Jesus Mendes
rafael

Rafael

há 9 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 08:43

Certo, neste seu caso eu provisiono 150 dia 31/07 e pago 300 dps dia 25/08, na forma de 150 da provisao que fiz e 150 debitando direto minha despesa do mes.

Caso, eu nao queira fazer dessa maneira, é possivel, é aceitavel pelas normas de contabilidade eu fazer direto sem nenhuma provisão..simplismento debito despesas c conta de agua e credito meu caixa, ou posso fazer a provisão de tudo dia 31/07 ( dos 300 reais), como se essa despesa fosse toda do mes sete ?

obg

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes

Prata DIVISÃO 3 , Gerente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 21:22

Rafael,

o correto seria fazer pelo regime de competência, conforme a tua primeira duvida, mas na fatura vem dizendo ref. 08/xx, se referindo que aquela fatura pertence aquele mês e assim sucessivamente, já vi por ai os seguintes casos:

1- Conforme citei anteriormente pelo regime de competência.
2 - Reconhecendo a despesas no mês de competência e pagando no mês seguinte.
3 - fazendo o lançamento direto na despesas contra banco oi Caixa.

mas prefiro fazer conforme o regime de competencia.

Gilmar Jesus Mendes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: