x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 837

Pagamento de ISS por parte do fornecedor

LEONARDO

Leonardo

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 novembro 2015 | 10:55

Bom dia amigos.

Estou com uma dúvida sobre a contabilização de um fato contábil relacionado a um pagamento de ISS, já que eu assumi esta despesa

Quando eu assumo o pagamento do iss com o fornecedor, isso se torna despesa indedutível??já que eu assumi está despesa??

ex;

apropiação:

D - despesa 2000
C - iss a recolher 100
C - fornecedores 1900


pagto;

D - fornecedores 2000
C - banco 2000

como seria a contabilização do iss ???

Elias Serres

Elias Serres

Prata DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 15:07

Leonardo, não pode reconhecer como despesa pois o ISS retido não é uma despesa e sim tributo do fornecedor do serviço, cujo recolhimento está sendo antecipado pela sua empresa.

No caso do lançamento do pagamento será assim:

C - Caixa/Banco: 2.000,00
D - Fornecedor: 1.900,00
D - ISS retido a recolher: 100,00

Aconselho modificar a nomenclatura na apropriação também para ISS retido a recolher, para não confundir com o ISS próprio da empresa, se houver.

Abraço.

Elias Serres
Contador
Porto Alegre - RS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade