Maíra Fernanda
Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a) EmpresasBoa Tarde Pessoal,
Farei a contabilidade de um representante comercial de livros pela primeira vez.
E existem duas situações que estou na dúvida:
1º) Ele recebe das editoras mercadorias para que ele deixe exemplares nas escolas que são aqueles livros do professor. Essas mercadorias chegam com notas com códigos de natureza de Doação / Bonficação / Brinde. Pelo que consultei, no caso dele seria doação. Está correto?
Outra coisa, qual o CFOP mais adequado quando a mercadoria sair do representante para a escola? Doação também?
Na contabilidade essas mercadorias precisam ser lançadas na mesma conta de estoques/mercadoria normal? Ou seria uma conta diferente?
2º) Ele recebe mercadoria de remessa em consignação. Então vamos supor, ele recebeu 10.000 itens dessa mercadoria com o total da nota de R$ 10.000,00. Lanço isso como entrada normal, na conta de estoque / mercadoria normalmente? Ou lanço em alguma conta de estoque como se fosse um estoque provisório (estranho isso).
Aí ele envia esses 10.000 itens com uma nota de R$ 20.000,00 para as escolas e deixa em consignação. Vamos supor que ele vendeu 6.000 itens a R$ 12.000,00 e devolveram 4.000 itens a R$ 8.000,00. A escola tem que emitir uma nota de devolução para o representante?
E na contabilidade, como vou lançar esse vai e vem de mercadorias?
Creio que eu não poderia lançar como receita de vendas os itens que foram em consignação já que a venda ainda não foi efetivada, então como eu lançaria essas mercadorias que foram enviadas antes da venda?
Pessoal, não sei se ficou claro mas agradeço muito quem puder me dar uma luz.