x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 691

software / intangível / amortização / tribuação

Milton Barcellos Jorge

Milton Barcellos Jorge

Iniciante DIVISÃO 3 , Não Informado
há 9 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 18:14

Faço contábeis, estou na 5a fase.

Montei um plano de negócios para a Faculdade, com uma empresa "real" a qual vou constituir, no próximo ano.
A empresa é uma softhouse e tem um programa de computador que foi desenvolvido por 3 anos, e
será licenciado aos consumidores, por períodos de um ano.

Tenho pesquisado sobre intangível, e não encontrei respostas adequadas.
O produto (software) sofre amortização quando sou o proprietário dele e dou constantes manunteções?
- encontro informações de amortização em software quando adquirido (mesmo q por licença), não para o proprietário!

O software é executado essencialmente por internet, para o que tenho contrato com um provedor de hospedagem.
A meu conceito e dos estudos de ctb de custos em anos anteriores este (fornecedor ) é um custo, pois está essencialmente ligado
a execução do software, mas o prof atual diz que não é um custo.
então quem está certo?

Também, este fornecedor tem um valor fixo por mes, independente de quantos clientes eu tenha executando o sistema em sua banda de internet.
Sendo um custo (?!) como ratear este valor ao produto, já que em um mes tenho 5 clientes em outro 10 em outro 3, no mesmo exercício?

Posso me enquadrar no regime de tributação simples, ou já devo partir logo para lucro real em virtude da oscilação de clientes durante um exercício?

Agradeço se puderem me iluminar.

Milton

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Segunda-Feira | 16 novembro 2015 | 18:57

Milton Barcellos Jorge

boa tarde

achei interessante o seu questionamento e estou pastando aqui basicamente para acompanhar o que nossos colegas mais experientes tem a dizer!!

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade