Danilo B. Cipriano:
Estando a sua questão um pouco mais objetiva, fica mais prático tentar ajudá-lo. Como pode-se observar em minha resposta anterior, eu só pude generalizar a respeito dos lançamentos de fretes sobre compras e falei da qualidade de uma empresa que faz compras e paga os fretes sobre estas compras. Sendo você a própria transportadora, a coisa é um pouquinho diferente.
Na premissa de que os fretes são às expensas exclusivas de sua empresa, e os seguros são com base no valor da mercadoria despachada, mesmo desconhecendo o seu plano de contas posso dizer que os lançamentos poderiam ser da seguinte maneira:
1 - Para cada CTRC emitido:
D) Prêmios de Seguros (CR)
C) Prêmios de Seguros a Pagar (PC)
2 - Quando pagar a fatura da seguradora:
D) Prêmios de Seguros a Pagar (PC)
C) Caixa ou Bancos (AC)
Nota:
Estes lançamentos são com base no fato de o seguro durar somente no período de transporte e entrega da mercadoria (geralmetne apenas alguns dias). No caso de a transportadora tiver de pagar uma espécie de taxa anual à seguradora (como um seguro geral, independente da quantidade e valor de mercadorias transportadas), seria necessário manusear a sistemática contábil de pagamento antecipado de despesas, classificando estes valores no Ativo Circulante para que no decorrer do período (ano), estes valores sejam alocados às despesas, obedecendo o regime de competência.
Se as dúvidas continuarem, volte a postar.
Bom trabalho