x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 441

Distribuição de Lucros

Erica de Almeida

Erica de Almeida

Iniciante DIVISÃO 4 , Estagiário(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 10:57

Prezados bom dia.
O assunto em questão já foi anteriormente discutido nesse fórum, entretanto eu permaneço com dúvidas.
Gostaria que alguém me ajudasse a entender e fazer o seguinte lançamento: provisão de lucros.
Em que conta devo fazer?
Resultado do Exercício?
Reserva de Lucros a Realizar?
Gostaria muito da ajuda de vocês?
Desde já agradeço.

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 16:12

Erica,

Só acho que está um pouco confuso, você diz provisão de lucros, não seria provisão de dividendos?

Apuração do resultado no exercício:
Despesas
D – ARE (Apuração do Resultado do Exercício)
C- De todas as Despesas do exercício (em separado, cada uma em sua devida conta)

Receitas
D- De todas as receitas do exercício (em separado, cada uma em sua devida conta)
C- ARE (Apuração do Resultado do Exercício)

Reservas de Lucros a Realizar

D- Lucro no Exercício - PL
C- Reservas a Realizar - PL

Espero ter contribuído,

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 17 novembro 2015 | 17:03

Boa tarde!

Meu caro Kaik, a conta ARE (Apuração do Resultado do exercício) ela faz parte do Grupo PL.. correto? Pois é uma conta transitória, apenas para voce zerar as contas de resultado.....

Eu na apuração do balanço, eu lanço diretamente na conta do PL (Resultado do Exercicio).......

Aí você tem o Lucro (Líquido) do Exercício e aí sim você contabiliza para Reservas.. correto????

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 18 novembro 2015 | 07:46

Eduardo Molinari,

Exatamente meu caro, peço desculpas por não mencionar que era do PL, inclusive as despesas não coloquei que eram CR também.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade