Olá Maxsuel: Para elaborar o Balanço Patrimonial, é preciso que o Resultado do Exercício tenha sido apurado e que todos os lançamentos necessários tenham sido efetuados.
Depois de apurado o Resultado do Exercício e efetuadas as respectivas destinações, somente permanecerão com saldos no livro Razão as Contas Patrimoniais. Dessa forma, antes de elaborar o Balanço Patrimonial é conveniente que se faça o segundo Balancete de Verificação, que dará ao contabilista a certeza de que os procedimentos à apuração do resultado foram efetuados corretamente, além de facilitar a elaboração do Balanço Patrimonial.
Além do segundo Balancete de Verificação, composto somente por Contas Patrimoniais deverá ser elaborado com Contas Patrimoniais que foram movimentadas durante o ano e possuem saldos em 31 de dezembro, sendo classificadas na ordem em que elas se encontram no Plano de Contas.
As Contas do Ativo, são de natureza devedora e as Contas do Passivo são de natureza credora. Entretanto, podemos observar no Plano de Contas, que existem, tanto no Ativo quanto no Passivo, contas que aparecem com sinal negativo. São as Contas Retificadoras do Ativo ou do Passivo. Essas contas retificam os valores das contas principais, como, por exemplo, a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa, que tem saldo credor. Ela é criada com base na conta principal Duplicatas a Receber e aparece no Balanço Patrimonial, no mesmo grupo do Ativo Circulante, como retificadora da respectiva conta Duplicatas a Receber.