x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 706

Reclassificação

Odimar Silva Rodrigues

Odimar Silva Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 15:02

Prezados amigos, Boa Tarde

Assumimos uma empresa metalúrgica regime lucro real, onde temos a contabilidade de 2015 desde janeiro com contas e classificação erradas deste contas dos ativo e despesas classificadas erradas.
Minha dúvida é a seguinte, posso fazer a reconciliação e fazer um único lançamento no mês de agosto de 2015 ou seria melhor fazermos os lançamentos mês a mês. Qual seria o impacto nas obrigações?

Obrigado,

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 16:03

Caro Odimar,

Se vocês assumiram a partir de 2015 e querem corrigir somente este exercício, sugiro que faça os ajustes necessários mês a mês. Quanto as obrigações acessórias, dependendo dos ajustes realizados, precisarão ser retificadas as DCTF's e as apurações do IRPJ/CSLL, as demais declarações serão transmitidas em 2016.

Já que existem despesas alocadas erroneamente, deve haver impacto direto nas apurações do IRPJ/CSLL, claro se a empresa optou por um regime de apuração trimestral.

Caso se enquadre no regime de apurações trimestrais, após os ajustes, refaça as apurações e caso venha a dar um valor a recolher maior que aquele que foi pago anteriormente, infelizmente não vejo outra saída, que não seja a emissão do Darf com as respectivas multas e juros. Se der um valor a menor que o que foi recolhido, transfira esse saldo para a conta de IRPJ/CSLL a recuperar e então faça a compensação em períodos futuros.

Além do mais, lembre-se que precisará corrigir as DCTF's que imagino eu devem estar sendo enviadas mensalmente.

Att.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade