x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 726

Reclassificação

Odimar Silva Rodrigues

Odimar Silva Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 15:02

Prezados amigos, Boa Tarde

Assumimos uma empresa metalúrgica regime lucro real, onde temos a contabilidade de 2015 desde janeiro com contas e classificação erradas deste contas dos ativo e despesas classificadas erradas.
Minha dúvida é a seguinte, posso fazer a reconciliação e fazer um único lançamento no mês de agosto de 2015 ou seria melhor fazermos os lançamentos mês a mês. Qual seria o impacto nas obrigações?

Obrigado,

Jonathan

Jonathan

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 20 novembro 2015 | 16:03

Caro Odimar,

Se vocês assumiram a partir de 2015 e querem corrigir somente este exercício, sugiro que faça os ajustes necessários mês a mês. Quanto as obrigações acessórias, dependendo dos ajustes realizados, precisarão ser retificadas as DCTF's e as apurações do IRPJ/CSLL, as demais declarações serão transmitidas em 2016.

Já que existem despesas alocadas erroneamente, deve haver impacto direto nas apurações do IRPJ/CSLL, claro se a empresa optou por um regime de apuração trimestral.

Caso se enquadre no regime de apurações trimestrais, após os ajustes, refaça as apurações e caso venha a dar um valor a recolher maior que aquele que foi pago anteriormente, infelizmente não vejo outra saída, que não seja a emissão do Darf com as respectivas multas e juros. Se der um valor a menor que o que foi recolhido, transfira esse saldo para a conta de IRPJ/CSLL a recuperar e então faça a compensação em períodos futuros.

Além do mais, lembre-se que precisará corrigir as DCTF's que imagino eu devem estar sendo enviadas mensalmente.

Att.

Jonathan

"Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes." (Paulo Freire)
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies