x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.887

Lançamento de DCTE com NCM

ANA MARIA FERNANDES SANTOS

Ana Maria Fernandes Santos

Prata DIVISÃO 2 , Analista Tributos
há 9 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 10:20

Bom dia Prezados!

Estou com uma dúvida em relação ao NCM do Frete na hora do lançamento:

-Quando damos entrada num NF de compra, no lançamento do Conhecimento utilizamos os Códigos dos produtos e seus NCM para dar entrada no frete que é débito posterior, mas não sei se está correto.

- Quando vamos dar saída em uma Nota, o Frete que o Produto é chamado de Frete Filiais por exemplo, tem um código e uma NCM que usamos 99.999.99 então na saída o sistema usa esse NCM porque ele entende que é o Código do Serviço prestado.

Minha dúvida é: O NCM é obrigatório no lançamento do frete? ou será que quando for CFOP de frete não precisa ser preenchido? Porque quando começar a validar os NCM como vai ficar o SPED? Ou existe um NCM para frete?

Não sei se expressei direito... espero que possam me ajudar!

Att,

Ana Maria Fernandes

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 30 novembro 2015 | 16:42

Ana Maria,

Pra ser sincero não me lembro de ter ouvido falar no termo NCM de frete, pois serviços em si não geram NCM (salvo mão de obra em indústria), então basta lançar com CFOP de transportes e os valores, incluso do valor por "un" do serviço e total dos KM a serem percorridos.

Att.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
ANA MARIA FERNANDES SANTOS

Ana Maria Fernandes Santos

Prata DIVISÃO 2 , Analista Tributos
há 9 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2015 | 08:42

Bom dia Prezados!

Então, eu também não conheço, mas aqui onde trabalho usa o Sistema SAP e quando eles lançam os fretes tem um campos que chama controle do Imposto com os seguintes campos:

CFOP do Frete
Origem do Material
Utilização do Material
Cod. de Controle que é onde vem o NCM dos produtos do frete ou do frete que é cadastrado como serviço

Então fiquei na dúvida se este lançamento esta correto...

Att,

Ana Maria Fernandes

Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 1 dezembro 2015 | 08:48

Ana Maria,

Este campo é obrigatório?
Pois lançamento em frete apenas se dá por valores, e não descrição de "produtos" e/ou algo do tipo.

Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade